Presidente que havia apresentado um projeto eleitoral para o Maranhão ouviu a contraproposta do governador e ficou de conversar novamente sobre o assunto.
BY: MARCO AURÉLIO D’EÇA.
DUAS CONVERSAS. Brandão e Lula conversaram duas vezes no mesmo dia; houve proposta e contraproposta e agora espera-se a posição final.
Exclusivo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve conversar novamente com o governador Carlos Brandão (sem partido) – já nos próximos dias – para tratar do projeto eleitoral dos dois para 2026 no Maranhão; esta nova conversa foi confirmada nos últimos dias pelo próprio Brandão a interlocutores políticos e auxiliares ouvidos por este blog Marco Aurélio d’Eça.
Brandão não adiantou a nenhum desses interlocutores o teor da conversa, mas confirmou o retorno ao presidente.
Segundo o que foi apurado por este blog Marco Aurélio d’Eça, a conversa com Lula, na sexta-feira, 31, teve a seguinte dinâmica:
- Logo pela manhã, Lula recebeu Brandão e apresentou uma proposta para a unificação da base em 2026;
- o presidente deu um tempo para o governador pensar e marcou nova conversa para o mesmo dia, à tarde;
- no retorno, foi a vez de o governador apresentar uma contraproposta ao presidente, que ficou de pensar.
É exatamente para tratar sobre a contraproposta que Lula deve voltar a falar com Brandão, provavelmente após a COP-30, segundo apurou este blog Marco Aurélio d’Eça.
Nesse intervalo, o presidente já deve ter conversado com outras lideranças e ouvido outras partes, embora nenhuma das lideranças diretamente interessadas no processo confirme ter tido algum contato com ele nos últimos dias.
O fato é que há na mesa um esboço do que pode ser feito para que a base de Lula seja unificada no Maranhão.
Ninguém sabe do que se trata, mas já se sabe, pelo menos, que o presidente dará a palavra final…



