O prefeito Eduardo Braide entregou, neste sábado (15), mais uma obra histórica para a mobilidade urbana da capital. A Avenida João Pessoa (na altura do antigo Clube Lítero) foi oficialmente liberada para motoristas, pedestres e todos os moradores do Anil e região. Com execução em tempo recorde, a intervenção foi concluída em apenas 55 dias, devolvendo à população uma via completamente modernizada e segura.
A obra, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) com apoio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), transformou completamente o cenário que, por décadas, foi marcado por esgoto a céu aberto, alagamentos frequentes e buracos que comprometiam o tráfego e a qualidade de vida dos moradores.
Durante a entrega, o prefeito Eduardo Braide destacou a importância da obra para a mobilidade e para a qualidade de vida em São Luís. “Estamos entregando uma obra histórica. Durante anos, esta região sofreu com alagamentos no período de chuvas e com o esgoto correndo sobre o asfalto. Era um transtorno diário. Hoje, colocamos um ponto final nessa situação. A avenida está totalmente revitalizada, bonita, segura e funcional, como a população merece”.
O serviço contemplou recapeamento total da pista, instalação de meio-fio e sarjeta, drenagem profunda, construção de calçadas nos dois lados da avenida e um projeto de paisagismo, substituindo a antiga faixa de esgoto por um espaço urbanizado, bonito e funcional. A pista também foi alargada, recebeu sinalização, nova iluminação em LED e reorganização do fluxo viário.
Obras – O secretário municipal de Obras, David Col Debella, reforçou a complexidade do trabalho realizado. “Entregamos a nova avenida modernizando todo o sistema de drenagem, garantindo o fluxo da água da chuva e o direcionamento do esgoto que passava por cima do asfalto. Alargamos um trecho que criava engarrafamento, modernizamos a iluminação e fizemos um paisagismo que deixou o local lindo. Tudo feito com rapidez, técnica e qualidade”.
Já o presidente do Impur, Walber Filho, destacou o impacto visual do novo paisagismo e o cuidado adotado no projeto. “O que vemos hoje é muito mais que uma avenida recuperada, é um espaço totalmente ressignificado. Hoje temos um corredor verde que valoriza o ambiente, melhora a circulação de pedestres e transforma a experiência de quem passa por aqui. Nosso trabalho foi pensado para garantir beleza e funcionalidade. É uma renovação que muda a paisagem e devolve orgulho aos moradores do Anil e de toda a cidade”.
Ações – A partir da próxima terça-feira (18), a Avenida Casemiro Júnior terá a obra de drenagem profunda iniciada, estruturada para se conectar diretamente ao novo sistema instalado na recém-inaugurada Avenida João Pessoa. A intervenção vai solucionar de forma definitiva os alagamentos recorrentes no local, assegurando mobilidade mesmo durante o período chuvoso.
Durante a execução dos serviços, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estarão no trecho para orientar motoristas, organizar o fluxo e reforçar toda a sinalização viária, garantindo segurança e fluidez no trânsito.
O prefeito Eduardo Braide destacou que a nova etapa é parte fundamental do conjunto de melhorias entregues no bairro. “Agora vamos avançar para a Casemiro Júnior. Essa obra se integra ao serviço realizado na Avenida João Pessoa e vai garantir mais segurança viária e tranquilidade para quem mora e para quem trafega pela região. Com a drenagem profunda, vamos eliminar de vez os alagamentos e fortalecer todo o sistema de escoamento desta área”, garantiu Braide.






