“MAY THE FORCE BE WITH YOU”! SENADORA ELIZIANE GAMA: na luta contra fechamento de agências bancárias…

O avanço do fechamento de agências bancárias no Maranhão tem provocado uma grande onda de prejuízos sociais e econômicos nas mais diversas regiões do estado.

Diante desse cenário, o Sindicato dos Bancários do Maranhão uniu forças com a senadora maranhense Eliziane Gama (PSD) em uma articulação que resultou na apresentação de projeto de lei (PL) no Senado Federal para regular e barrar esse processo.

A proposta apresentada pela parlamentar foi construída a partir de informações enviadas pelo sindicato e submetida à consultoria técnica do Senado.

O projeto de lei propõe regras para que o fechamento de unidades passe a ter controle social, incluindo audiências públicas deliberativas e critérios de substituição de serviços essenciais.

A Agência Tambor tratou do assunto na última segunda-feira (17 de novembro), em entrevista com a senadora Eliziane Gama e com Rodolfo Cutrim, coordenador-geral do Sindicato dos Bancários do Maranhão.

“O banco não pode simplesmente fechar uma agência e deixar a população à própria sorte. É necessário ouvir quem será afetado”, afirmou Eliziane Gama durante entrevista ao programa Dedo de Prosa, da Agência Tambor.

Para o Sindicato, o projeto apresentado pela senadora representa o primeiro passo concreto para enfrentar uma política nacional de cortes imposta pelos bancos privados, especialmente pelo Bradesco — responsável pelos maiores números de encerramentos no Maranhão.

Segundo Rodolfo Cutrim, “só do ano de 2024 para 2025, o Bradesco fechou 61 pontos de atendimento no estado. Em cerca de 55 municípios, aquela agência era a única existente”.

A proposta de Eliziane Gama já está na Mesa Diretora do Senado e deve ser distribuída nos próximos dias para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A expectativa é que a tramitação avance ainda em novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *