Resolução aprovada pela Executiva Nacional no último fim de semana estabeleceu que o Maranhão é um dos estados em que o partido terá candidatura própria ao governo.
PRIORIDADE PETISTA. Felipe Camarão continua sendo uma das oito prioridades do partido de Lula para as eleições de 2026. Nos demais estados, o partido de Lula vai fechar aliança com outros partidos, para priorizar a reeleição do presidente.
“Não tem como a gente não disputar o governo em alguns estados onde há nomes viáveis, até porque existem governadores que querem se reeleger, mas nós vamos montar uma estratégia específica para eleger senadores e deputados federais”, explica o deputado Jilmar Tatto (SP), vice-presidente do partido e coordenador do Congresso Nacional do PT, que acontece em abril.
- além do Maranhão, o PT vai trabalhar por candidaturas em São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Piauí e Rio Grande do Norte;
- desses, três governadores – do Ceará, da Bahia e do Piauí – concorrerão à reeleição; nos demais, os nomes petistas são vistos como viáveis na disputa.
De acordo com reportagem do jornal O Estado de Minas, nos demais estados, a orientação é fazer composições com outros partidos, se preciso sacrificando eventuais candidatos petistas aos governos. (Leia aqui)
O PT vai priorizar nesses colégios eleitorais a reeleição de Lula e a eleição de deputados e senadores…



