A Prefeitura de São Luís entregou, na noite desta quinta-feira (12), o Food Park construído pelo Município no bairro Filipinho. Durante a inauguração do espaço, o prefeito Eduardo Braide ressaltou os benefícios do local, construído bem próximo de onde os comerciantes ficavam antes. Agora, eles contam com um espaço adequado, organizado, seguro, confortável, digno, destinado ao lazer, geração de renda e convivência social.

“O Food Park precisava estar mais perto de onde os comerciantes já estavam, para manter os clientes. Identificamos esse espaço ocioso quando viemos inaugurar o Centro de Especialidades do bairro e aqui o construímos, em uma obra rápida, de qualidade. Entregamos o Food Park Filipinho para os empreendedores que ganham, agora, organização, segurança e dignidade. Tenho certeza de que vai aumentar a venda dos comerciantes e melhorar a vida de quem vier lanchar aqui”, disse o prefeito.
Os serviços, realizados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), teve investimento total de R$ 706.921,56. A obra foi iniciada em dezembro do ano passado e contou com a execução do projeto arquitetônico e urbanístico desenvolvida pelo Instituto da Paisagem Urbana (Impur), ocupando uma área de 700 m2, localizada na Avenida João Pessoa, aproveitando terreno ocioso do Centro de Especialidades Odontológicas do Filipinho. Um detalhe importante do paisagismo foi o aproveitamento das árvores já existentes no local e a realização de uma arte urbana em uma parede existente no local.
O Food Park Filipinho solucionou um problema histórico de ocupação irregular do canteiro central e das calçadas na região, sem trazer prejuízos para os empreendedores, uma vez que o novo espaço fica bem próximo de onde os comerciantes estavam posicionados irregularmente e que era perigoso, tanto para eles como para seus clientes e motoristas que trafegavam no local.

Novo espaço e benefícios
O Food Park Filipinho conta com 36 conjuntos de mesa e cadeiras, comportando 144 pessoas, doados pela Associação Maranhense de Distribuidores Atacadistas (AMDA), e pela Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (Comac), por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes). O local também possui tendas ornamentadas com varais de pisca-piscas LED; playground; dois banheiros acessíveis; e abrigo de resíduos.
A praça de alimentação tem ainda duas entradas, uma principal e outra lateral com rampa de acessibilidade, além de piso tátil distribuído por todo o espaço. O local, que é todo cercado, também recebeu em sua extensão, iluminação de LED. Além disso, na parte externa do Food Park Filipinho, foram organizados espaços destinados para estacionamento de veículos.
Para atender a todos os comerciantes, a Blitz Urbana realizou o cadastramento e o levantamento completo das atividades existentes no local, identificando os empreendedores que passam a atuar na nova praça de alimentação.

Além do prefeito Eduardo Braide, participaram da cerimônia de entrega a vice-prefeita, Esmênia Miranda, secretários da gestão, lideranças políticas, empreendedores e a comunidade local.



