A Prefeitura de São Luís e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promoveram, na última terça-feira (8), no Teatro da Cidade, um encontro para apresentar os resultados alcançados ao longo de seis meses de trabalho do programa Agenda Cidade UNICEF.
O evento, que contou com a presença do prefeito Eduardo Braide, reuniu ainda as secretarias de Educação (Semed), Saúde (Semus), Criança e Assistência Social (Semcas) e Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes), além de representantes do UNICEF e outras autoridades.
O programa Agenda Cidade UNICEF – com atuação na macrorregião Cidade Operária – tem o objetivo de fortalecer e integrar políticas públicas destinadas às crianças e adolescentes mais vulneráveis, criando oportunidades e prevenindo violências.
Foto: @Divulgação“Por meio da parceria com o UNICEF, que abrange áreas importantes como educação, saúde e assistência social, temos melhorado a vida de crianças e adolescentes em nossa cidade. Intensificando o intercâmbio entre as diversas secretarias, temos implementado ações e alcançado resultados que nos mostra que estamos no caminho certo, trabalhando em uma rede de combate à violência e de implantação da cultura da paz nas nossas escolas, além de outras parcerias desenvolvidas com UNICEF no sentido de fortalecer a primeira infância, uma fase importante na vida de todos os seres humanos”, disse o prefeito Eduardo Braide.
Implementado em São Luís no fim de 2022, o Agenda Cidade UNICEF se firmou a partir de um acordo de cooperação entre o prefeito Eduardo Braide e a então representante interina do UNICEF no Brasil, Paola Babos. O compromisso mútuo pretende estabelecer, até 2024, um conjunto de ações e atividades integradas nas áreas de educação, saúde, bem-estar, proteção contra violências e inclusão socioprodutiva.
A chefe do Escritório do UNICEF no Maranhão, Ofélia Silva, aponta os principais resultados do programa ao longo dos seis primeiros meses de atuação na macrorregião Cidade Operária.
Foto: @Divulgação“Estes seis meses nos apontam uma direção com avanços significativos com um número de profissionais das escolas, assistência social e unidades de saúde que participam de um processo da construção de um fluxo de atendimento à violência de forma integrada. Outro aspecto são as mais de cinco mil vagas disponíveis para adolescentes e jovens para aprenderem novas dinâmicas que podem levar ao aumento da renda familiar e engajamento em iniciativas de emprego. Também alcançamos mais de 19 mil crianças nas escolas com debates sobre enfrentamento ao racismo, à violência de gênero, dignidade menstrual. São seis primeiros meses que celebramos como vitória e apontam um bom caminho”, destacou.
Resultados
Durante o evento, secretários municipais e técnicos apresentaram progressos alcançados nas áreas da educação, saúde, assistência social e geração de emprego e renda a partir dos eixos temáticos Busca Ativa Escolar; Educação que Protege; Mecanismos de Proteção; Transição Positiva de Adolescentes e Jovens para o Mundo do Trabalho; e Saúde, Educação e Desenvolvimento Infantil.
Entre as ações implementadas pela Prefeitura de São Luís dentro do Agenda Cidade UNICEF estão a redução da taxa de abandono escolar na rede municipal de ensino de 5,2% em 2021 para 2,2% em 2023 (nos seis primeiros meses de cada ano). Além disto, a Semed montou uma comissão de monitoramento que conta ainda com representantes da Semcas e da Semus, implantou o programa Dignidade Menstrual na Escola, com mais de 20 mil estudantes beneficiados mensalmente; entre outras ações.
“A Prefeitura de São Luís vem trabalhando de forma articulada e em parceria com o UNICEF na macrorregião Cidade Operária com foco na prevenção de violência e garantias de direitos de crianças, adolescentes e jovens. Hoje já temos o que comemorar, como a redução na taxa de evasão escolar, fruto de um trabalho intersetorial, bem como a reinserção de estudantes no ambiente escolar, a implantação do programa de distribuição de absorventes higiênico, além de sensibilizações, rodas e de conversas e outras ações”, disse a secretária da Semed, Caroline Marques.
No que diz respeito à proteção, a gestão municipal criou a Semana de Prevenção ao Bullying, Seminário e ações Faça Bonito (de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes), promoção da cultura de paz nas escolas, entre outras.
Para que jovens tenham oportunidade de ingressar no mundo do trabalho, foram realizados cursos como Educação Empreendedora, em parceria com o Sebrae-MA, capacitação em gastronomia, em parceria com o Senac-MA, FJPA e Igreja Santíssima Trindade, projeto Jovem Empreendedor, entre outros.
Com ações de impacto na área da saúde, a Prefeitura certificou escolas a partir do programa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) e sua ampliação para mais cinco escolas municipais e 10 Unidades Básicas de Saúde; busca ativa vacinal; fortalecimento do programa Saúde na Escola; encontro Infância Antirracista; entre outros.
“A UNICEF tem uma experiência mundial no que diz respeito à saúde e educação e este programa destaca a primeira infância trazendo indicadores de uma forma mais contextualizada e integrada, com uma metodologia própria e que podemos ver, pelos resultados apresentados, que estamos no caminho certo e com muito ainda para fazer”, observou o secretário de Saúde, Joel Nunes.
Uma das escolas que recebeu o certificado do programa UAPI foi a UEB Mary Serrão Ewerton, localizada em Pedrinhas.
“A escola foi uma das primeiras e ser reformada pelo prefeito Eduardo Braide por acreditar que onde tem criança tem de ter o melhor e receber a certificação do projeto UAPI, para nós, é motivo de muito orgulho e emoção porque é resultado da nossa escuta das crianças e da comunidade e, com a equipe, conseguimos cumprir todas as etapas e hoje estamos recebendo o certificado”, comemorou a gestora da UEB, Jesus Veras. A creche Maria de Jesus Carvalho, na Camboa, também foi certificada.
Participaram ainda da solenidade, a vice-prefeita, Esmênia Miranda; o secretário Igor Almeida (Secom), a secretária da Semcas em exercício, Lucia Marques; o presidente da Amdes, Felipe Mussalem; coordenadora da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Semus, Vanessa Septimio; chefe nacional de Saúde do UNICEF Brasil, Luciana Phebo; coordenadora da Yara Brasil Fertilizantes, Carlinete Costa; representante do Coletivo Menina Cidadã, Bianca Melo; diretor superintendente do Sebrae-MA, Albertino Leal; representante do Coletivo Mulheres com Deficiência do Maranhão, Kleudiane Campos; vice-presidente do CMDCA, Denise Gasparino; entre outras autoridades.





