O prefeito Eduardo Braide participou, nesta terça-feira (26), da solenidade de início das obras de expansão do Aeroporto Internacional de São Luís Marechal Cunha Machado. A obra da CCR Aeroportos, empresa que administra o aeródromo desde 2022, tem o objetivo de aumentar a segurança operacional, otimizar a capacidade de atendimento de aeronaves e proporcionar um ambiente mais confortável e moderno para os passageiros.
“A expansão do Aeroporto de São Luís era uma das obras estruturantes mais aguardadas em nossa cidade. Esta realização não teria sido possível sem o esforço conjunto da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado em fomentar o turismo e atrair mais pessoas para nossa cidade e para o Estado do Maranhão. Sem dúvida, esta é uma obra que representará um avanço significativo em nosso trabalho coordenado. É uma demonstração clara de que, quando o setor público e a iniciativa privada trabalham de mãos dadas, quem realmente se beneficia é a população”, destacou o prefeito Eduardo Braide.
Foto: @DivulgaçãoO investimento nas obras está projetado em R$ 117 milhões. Além disso, o empreendimento terá um impacto considerável na economia local, resultando na criação de mais de 180 postos de trabalho diretos durante a fase de construção, mas também proporcionará oportunidades contínuas após a conclusão da obra, quando o aeroporto estiver plenamente expandido. A previsão é que todas as melhorias planejadas para o aeroporto sejam finalizadas até dezembro de 2024.
O superintendente de Operações da CCR Aeroportos, Rafael Laranjeiras, destacou a importância do momento para a empresa, para o Maranhão e para a cidade de São Luís e sua população. Ele enfatizou que o propósito maior é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do estado e explicou as melhorias que serão realizadas.
Foto: @Divulgação“Hoje é um dia muito importante para todos nós, importante para a CCR, mas com certeza ainda mais importante para o Estado do Maranhão, para a cidade de São Luís e para toda essa população. É um novo ciclo deste aeroporto que, como qualquer outro operado pela CCR, tem um propósito muito maior que é servir de instrumento, de ferramenta para apoiar o desenvolvimento socioeconômico da região em que nós estamos. Nós faremos aqui diversas melhorias”, explicou.
Ele também falou do crescimento de passageiros no aeroporto em 2023. “Esse ano nós devemos fechar esse aeroporto com 1 milhão e 600 mil passageiros transportados. Isso representa 18% de crescimento em relação a 2022”, complementou, afirmando que a perspectiva é que esse número seja crescente nos próximos anos.
As obras também incluem a reforma em toda a área de banheiros, climatização, sinalização, sala de embarque, sala de desembarque, aumento das áreas comerciais para oferecer mais ofertas de produtos e serviços aos passageiros, adequação das áreas de escape para aeronaves, como em cada cabeceira da pista global, retirada de obstáculos de área preparada, que são as áreas laterais à pista, e readequação do pátio de aeronaves para conseguir receber e sair com aeronaves de forma mais eficiente do pátio.




