Três alunas da rede municipal de ensino que estudam na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Primavera, localizada no Cohatrac, e recebem atendimento educacional especializado no Centro de Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades ou Superdotação (CAAHS), participarão da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) que ocorre de 7 a 12 de outubro, em Salvador (BA).
A equipe, batizada de Rob Tech Girl, é composta pelas alunas do 5° ano, Karla Rafaella Muniz e Manaíra Santos, de 10 anos, e do 6º ano, Ana Jullya Fonseca Oliveira, de 11 anos. O grupo garantiu vaga na etapa nacional após conquistarem, de maneira inédita, a 1° colocação no Nível 1 (do 4° ao 9° ano) da etapa estadual da OBR em prova realizada nas dependências da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus São Luís, dia 25 de agosto deste ano. As estudantes são as únicas representantes da cidade neste nível da competição.
Foto: @DivulgaçãoChegar à etapa nacional foi uma surpresa para o grupo que tem se preparado para as competições, também, com a ajuda dos pais e responsáveis.
“Para nós foi uma surpresa vencer a etapa estadual porque era a nossa primeira vez na competição. Quando soubemos que vencemos, ficamos muito felizes”, disse Ana Jullya.
Karla Rafaella lembra que a preparação para o estadual foi feita em cerca de um mês e isto, para ela, foi um desafio. “Estudamos robótica por um mês, por isso a gente não achava que venceríamos em primeiro lugar. Para mim foi uma surpresa também”, conta.
Foto: @DivulgaçãoAs estudantes da U.E.B. Primavera disputaram com mais de 20 equipes formadas por alunos das redes pública e particular de ensino.
“As equipes que competiram com a gente estavam treinando há muito tempo, mas o nosso treinamento foi muito bom”, destacou Manaíra Santos.
Para alcançar os objetivos, as meninas se dedicaram. Parte dos treinamentos foram feitos com o auxílio dos responsáveis de Ana Jullya, Iran Charles Pereira Belfort, que é Analista de Sistemas e tem experiência em competições de robótica, e a educadora, Janaina Fonseca Oliveira.
Mãe de Manaíra Santos, Poliana Batista, diz que ver as crianças participando da OBR é motivo de orgulho.
“Saber que crianças vindas da escola pública têm a oportunidade de chegar onde elas estão chegando, com conhecimento próprio, galgar este sucesso que é fruto do trabalho e da dedicação de cada uma delas”, disse.
Potencial
Foto: @DivulgaçãoA gestora do CAAHS e professora de Tecnologia Criativa, Sandreliza Pereira Mota, explica que a participação das alunas do Rob Tech Girl na OBR tem um enorme significado para a rede municipal de ensino.
“Reflete o compromisso da Prefeitura de São Luís em apoiar e acreditar no potencial de todos os estudantes, independentemente de suas características individuais. Além disso, demonstra o esforço contínuo da rede municipal em identificar e potencializar os talentos encontrados nas escolas, especialmente entre os estudantes que fazem parte do público da educação especial”, pontuou a gestora.
Para a professora, a participação das alunas na olimpíada não apenas celebra a inclusão de estudantes com habilidades especiais, mas também destaca o comprometimento da rede em oferecer oportunidades enriquecedoras para todos os alunos, valorizando a diversidade de talentos e proporcionando um ambiente educacional que promove o desenvolvimento integral de seus estudantes.
Sandreliza Mota ressalta que a parceria entre a escola e as famílias das estudantes têm desempenhado um papel crucial neste processo.
“Elas são nossos mais fortes parceiros, pois acreditam profundamente no trabalho desenvolvido pelo CAAHS. Essa parceria fortalece o ambiente de aprendizado e cria uma base sólida para o crescimento e desenvolvimento das alunas, demonstrando como o trabalho conjunto entre escola e família pode ser extremamente benéfico para o progresso educacional e pessoal das crianças”, observou a gestora.




