
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira (17) que o Brasil reconhecerá a música gospel como Patrimônio Cultural Imaterial. A decisão ressalta a importância do gênero não apenas como manifestação religiosa, mas como um pilar de expressão artística e social presente em todas as regiões do país.
A medida do Planalto é fruto de uma sugestão feita pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que apresentou uma proposta ao presidente da República e aos ministros. A articulação levou meses e contou com a participação de ministros, parlamentares e técnicos da assessoria técnica do gabinete da parlamentar maranhense.
Com o novo status, o gênero passa a contar com o reconhecimento do Estado para a preservação de sua memória. O objetivo é assegurar que a música gospel seja valorizada como parte integrante da identidade nacional, facilitando o acesso a mecanismos de fomento e proteção cultural.
A decisão do governo foi bastante comemorada por Eliziane, que é evangélica da Assembleia de Deus e filha de pastor.
“Que presente Deus nos dá hoje. O governo Lula acaba de anunciar que o Brasil reconhecerá a música gospel como Patrimônio Cultural Imaterial. A medida é fruto de sugestão nossa ao Planalto. Significa uma vitória para todos nós cristãos. A cerimônia será na próxima semana,” destacou a parlamentar maranhense
De acordo com Lula, a oficialização da medida será tomada na próxima semana.
Para a senadora, a decisão do país de elevar a música gospel é um ganho para toda a sociedade.
“A música gospel carrega fé, história e esperança para milhões de brasileiros. Como senadora e mulher de fé, foi uma alegria imensa levar ao Planalto a ideia de reconhecer a música gospel como patrimônio nacional”, acrescentou Eliziane Gama.
No ano passado, foi sancionada a Lei que cria o Dia Nacional da Música Gospel. A data é comemorada em 9 de junho.



