Após a cerimônia de entrega de unidades do Minha Casa, Minha Vida nesta segunda-feira(6) em Imperatriz, o presidente Lula reuniu o governador Carlos Brandão (PSB), o vice-governador Felipe Camarão (PT) e membros do grupo brandonista e dinista para uma foto oficial no Residencial que homenageia o “Companheiro” saudoso Lula Almeida.
Quem foi LULA Almeida:
Advogado e Técnico em veterinária, o combativo “socialista” Lula Almeida, chegou na “Imperosa” no final dos anos 80 e começo dos anos 90. Oriundo do “partidão” PCdoB, o comunista de imediato se filiou ao PSB do Maranhão, que estava na “Trincheira” linha de frente da oposição à oligarquia da Famiglia Sarney no começo dos anos 90, junto com o PT PDT e POR.de Cafeteira, embora fosse um partido casuística fisiológico e malufista; em.moda à época.
Filho de Itororó no Sul da Bahia, Lula Almeida veio para a terra de Gonçalves Dias após passar num concurso da antiga Escola Técnica ou colégio Agrícola? Não me lembro o destino educacional dele no nosso Maranhão com tamanha precisão. Só sei, quê, devido à sua militância política e, o poder da sua oratória, foi convidado pelos amigos e companheiros da JSB do PSB tocantino para ingressar no Partido fundado por ARRAES e Francisco JULIÃO dás Ligas CAMPONESAS, e participar da “luta” para derrubar a famigerada oligarquia Sarney. O quê de pronto aceitou.
Lula Almeida também criou uma “Fraterna” amizade com Sebastião Madeira, médico e recém-candidato à prefeitura de IMPERATRIZ, que mesmo perdendo a eleição em 1992 para Renato Cortez Moreira, era tido pela “Companheirada” do PSB como o grande nome da região de oposição à Famiglia Sarney. E este fato, foi preponderante, para ele ser liberado pelo partido de Conceição Andrande, José Costa, Juarez Medeiros e José Carlos Savóia, pra apoiar Sebastião Madeira em sua candidatura para deputado federal pelo PSDB.
O “Cícero do PSB”, assim chamado por Benedito Coroba, – à época tinha deixado o PDT e se filiado no PSB – José Costa, Juarez Medeiros, José Carlos Sabóia e Roberto OLIVEIRA PAULA, parava a “Casa Grande” dos padres no Pirapora, qdo pegava o microfone para usar a palavra nós “velhos” Congressos do PSB dos anos 90. Todos nós da JSB, principalmente, ficávamos “babando” aquele jovem professor do curso de Direito da UFMA de IMPERATRIZ, no exato momento que ele falava da Guerra do Vietnã e Revolucionário HOI-SHE-MIM, um dos seus temas mais apaixonantes para nós que detestavamos os YANKES…
Por fim, para finalizar este texto sobre o “talentoso” LULA Almeida, quero destacar quê, após saber que Roberto OLIVEIRA PAULA era irmão de Zelito Viana, e tio de “Marquinhos”; Marcos Palmeira de OLIVEIRA PAULA, ficou ainda mais próximo da “turma” do ANIL, no caso Roberto OLIVEIRA PAULA e EU Alberto Leitão!! Visito que, Adroaldo Almeida, seu Irmão mais velho e petista; foi apoiado pela “turma” da “Cabana da ponte”; -Fazenda herdada por dona Vera Palmeira de seu Pai Sinval Palmeira, e administrada por Zelito Viana-, para sua candidatura à prefeito de Itororó. E ele acabou vencendo a eleição…!!