Conforme antecipado por mim (Alberto Leitão) na Rádio FM Esperança dentro do Programa CONEXÃO NÓS do André Martins na última segunda-feira em primeiríssima mão, o presidente LULA receberá hoje o governador do Maranhão Carlos Brandão no Palácio do Planalto; para tratar sobre o processo sucessório do Maranhão na eleição de 2026…
Previsto para esta sexta-feira, 31, encontro entre o governador e o presidente é a última esperança para a guerra entre dinistas e brandonistas.
Se outro contratempo ou mau agouro não atrapalhar, o governador Carlos Brandão (sem partido) deve finalmente ser recebido nesta sexta-feira, 31, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília.
O avião do governador partiu exatamente às 22h desta quinta-feira, 30, para a capital federal; apesar de algumas divergências sobre horários, tanto os auxiliares mais próximos de Brandão quanto os remanescentes do governo Flávio Dino confirmaram a este blog Marco Aurélio d’Eça o encontro entre os dois.
- Brandão vai mostrar a Lula os dados da última pesquisa Quaest/Grupo Mirante, encomendada exatamente para impressionar o presidente;
- ele pretende mostrar-se como um “gigante do Nordeste” com a terceira maior aprovação popular do país.
- obviamente, desqualificará o vice-governador Felipe Camarão (PT), que apontará como instrumento dos dinistas para ataque ao seu governo.
Tudo o que Lula deve falar no encontro este blog Marco Aurélio d’Eça colheu junto a dinistas, brandonistas e lideranças neutras do Maranhão com trânsito no Palácio do Planalto e na cúpula do PT.
- Sabe-se, por exemplo, que o presidente vai reforçar a opinião de que Brandão deveria disputar uma vaga no Senado;
- mas as opiniões de Lula não serão impositivas; serão espécies de sugestão ao governador;
- e no fim das contas, o conteúdo será mais de conselho, mas lavando às mãos em relação à decisão do governador.
- Uma dúvida se dá quanto aos presentes no encontro.Este blog Marco Aurélio d’Eça apurou que a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann – principal interlocutora de Lula nas questões políticas – está no Paraná desde quarta-feira, 29. E deve ficar por lá durante o fim de semana.O presidente nacional do PT, Edinho Silva, outro encarregado de discutir as alianças para 2026, também não confirmou presença; foi ele, inclusive, quem relatou a interlocutores que a conversa será “superficial, sem poder de decisão”.Lula embarca para a região Norte logo após o almoço.
Tudo indica, portanto, que o encontro com o governador seja logo pela manhã… 
- Obs: ainda há pouco, em conversa com o “Confrade” Jornalista MARCO AURÉLIO D’EÇA o ministro dos esportes André Fufuca, confirmou a presença de Edinho Silva; presidente do diretório Nacional do PT no encontro de Brandão e LULA…




