“Em nota divulgada após encontro do partido em São Luís, comunistas fazem um apanhado histórico da ascensão ao poder e acenam para “gesto grandioso do governador”.
BY:
À ESPERA DE UM MILAGRE. PCdoB ainda espera gesto de Brandão pela repactuação política com os dinistas
O PCdoB, partido que inaugurou o atual ciclo de poder político no Maranhão, em 2014 – com a eleição do governador Flávio Dino e seu vice, Carlos Brandão (sem partido) – manifestou-se publicamente, nesta terça-feira, 25, sobre o processo eleitoral de 2026; em nota, deixou em aberto a possibilidade de reconciliação com o governador.
“Embora cada vez menos factível, somente um gesto grandioso do governador de retomada dos propósitos inaugurados em 2014 com a eleição de Flavio Dino e do cumprimento dos compromissos políticos e programáticos firmados em 2022 seriam capazes de possibilitar uma repactuação política”, diz o documento comunista.
- sem nenhuma medida concreta, a nota do PCdoB é, na verdade, um compêndio de registros dos últimos anos políticos;
- em seu item 8, apenas conclama a sua militância a que se “mantenha em permanente mobilização pela democracia”.
Presidido no Maranhão pelo deputado federal Márcio Jerry – principal interlocutor do agora ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino, o PCdoB é a única instância política remanescente do governo dinista a manter portas abertas para uma reconciliação com Brandão.
- os demais organismos do campo progressista já atuam em outras frentes de oposição ao governo;
- o PSB e a bancada dinista na Assembleia age contra Brandão na política e em diversas ações judiciais.
O próprio Brandão já demonstra claramente desinteresse pela aliança com o que restou do dinismo; tanto que já programou o lançamento da candidatura do secretário Orleans Brandão (MDB) para esta sexta-feira, 28.
Mas esta é uma outra história…
Abaixo, a íntegra da nota do PCdoB:
Partido Comunista do Brasil – Comitê Estadual do Maranhão
Resolução Política – 24 de novembro de 2025
Reunido em São Luís, o Comitê Estadual do PCdoB Maranhão avaliou o cenário político estadual e aprovou por unanimidade a seguinte resolução:
- 1. O PCdoB tem exercido papel decisivo no Maranhão, tendo liderado candidaturas majoritárias com Flávio Dino (2010, 2014, 2018) e contribuído diretamente, em 2022, para a vitória da chapa Carlos Brandão–Felipe Camarão, comprometida com a continuidade do ciclo iniciado em 2015.
- 2. Fiel a esse projeto, o partido sempre defendeu o diálogo como método para superar os impasses surgidos após 2023, visando preservar e fortalecer o processo republicano e democratizante.
- 3. Em dezembro de 2024, o PCdoB aprovou resolução conclamando à unidade das forças políticas e sugerindo que o governador conduzisse esse processo, conforme o acordo firmado em 2022.
-
- firmado em 2022.
- 4. No entanto, o ambiente político da base governista se deteriorou sem qualquer iniciativa efetiva de recomposição por parte do governador, ao mesmo tempo em que se consolidou um modelo de gestão marcado por interesses familiares e práticas patrimonialistas, rompendo compromissos assumidos com a coalizão vitoriosa e com o legado iniciado em 2015.
- 5. O escândalo das escutas clandestinas — ilegais, imorais e politicamente inaceitáveis — envolveu diretamente Carlos Brandão e seu irmão Marcus Brandão – figura oculta do poder – alcançando inclusive parlamentares como Rubens Júnior e Márcio Jerry, ambos vice-líderes do governo Lula, e revelando um nível de degradação institucional sem precedentes.
- 6. O PCdoB, ao tempo em que expressa sua crítica e repúdio à ruptura dos compromissos políticos assumidos em 2022 e à lógica de governo familiar, também reafirma o seu propósito de continuar a trilha traçada em 2022 pelas forças políticas que elegeram o atual governador.
- 7. Embora cada vez menos factível, somente um gesto grandioso do governador de retomada dos propósitos inaugurados em 2014 com a eleição de Flavio Dino e do cumprimento dos compromissos políticos e programáticos firmados em 2022 seriam capazes de possibilitar uma repactuação política.
- 8. Diante desse quadro, o PCdoB conclama a sua militância, seus dirigentes, simpatizantes, apoiadores e aos movimentos sociais, a se manterem em permanente mobilização pela democracia, em apoio ao governo do presidente Lula e de defesa dos ideais do movimento histórico que se expressou na bandeira do Maranhão de Todos Nós !
São Luís, 24 de novembro de 2025
Comitê Estadual do PCdoB Maranhão




