
Uma denúncia recebida pela redação do Portal Walcy Vieira traz graves acusações contra o diretor executivo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Daniel Fernandes Merli, conhecido no Maranhão como “Mago Merli”. Consta que Merli estaria utilizando sua posição na EBC para influenciar a divulgação de pautas em rede nacional com viés negativo contra o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB).


Ainda conforme a denúncia, além de suas funções na estatal de comunicação, Merli seria sócio em uma empresa de mídia que presta serviços ao gabinete do deputado federal Márcio Jerry (PC do B). A ligação política do executivo com o cenário maranhense não seria recente: documentos apontam que ele já exerceu o cargo de secretário de Comunicação e Articulação Política durante o governo de Flávio Dino, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
A acusação sugere que Merli estaria articulando a inserção de pautas contrárias ao governador Brandão com o objetivo de desgastar sua imagem em nível nacional.
De acordo com dados de remuneração disponíveis em transparência pública, Daniel Merli recebe pouco mais de R$ 21 mil reais mensais na função de diretor executivo da EBC. A denúncia questiona, se a utilização de cargo público estaria sendo misturada a interesses político-partidários ligados ao grupo de aliados do ex-governador Flavio Dino e do deputado federal Marcio Jerry – PC do B.
As informações reforçam fortes suspeitas sobre a instrumentalização de veículos de comunicação estaduais e nacionais para favorecer determinados projetos políticos, incluindo pré-candidaturas no Maranhão.
A reportagem do Portal Walcy Vieira tentou contato com o diretor executivo da EBC, Daniel Merli, para que se manifestasse sobre as acusações. Até o fechamento desta matéria, não obtivemos retorno. WhatsApp do Portal – Redação Central (61) 99662 0191 / Regional Nordeste (86) .




