A Praça Maria Aragão será novamente o palco da maior celebração literária do Maranhão: a 18ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), que acontece de 26 de setembro a 5 de outubro, das 9h às 21h. Com o tema “João Mohana: a palavra em corpo e alma”, o evento homenageia a obra e o legado do sacerdote, médico, escritor e pensador maranhense, reafirmando a importância da literatura como expressão de vida, fé e cultura.
Além do patrono Padre João Mohana, a Feira presta homenagem à escritora Conceição Aboud e ao professor Raimundo Teixeira, reconhecendo suas contribuições para a memória literária e cultural do Maranhão.
Realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a 18ª edição da FeliS conta com o apoio cultural do Serviço Social do Comércio (SESC), da Vale e apoio institucional da Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (ALEM).
Autores nacionais e internacionais
A programação da Feira será marcada pela presença de importantes vozes da literatura contemporânea, enriquecendo a programação com debates, palestras, oficinas e sessões de autógrafos.
Entre os destaques estão Carlos Nejar (RJ), César Obeid (SP), Itamar Vieira Júnior (BA), Andrea Taubman (RJ), Guilherme Freitas (SP), e os escritores internacionais João Melo (Angola) e Teresa Cárdenas (Cuba). A presença desses autores reflete a pluralidade e a diversidade cultural que a FeliS busca fomentar, que une a tradição literária maranhense ao diálogo com outras regiões do Brasil e do mundo.
A 18ª FeliS contará com uma estrutura ampla e espaços acessíveis para receber o público com atividades simultâneas nos espaços, proporcionando experiências literárias e culturais. Terá estandes para comercialização de livros com a presença de editoras universitárias e sebos; estandes de instituições parceiras; auditórios para palestras e debates; Café Literário; Espaço da Juventude; Espaço para programação infantil; Estandes para lançamento, relançamento e sessão de autógrafos de livros; Espaço para Cordel; Exposições; Espaço Sensorial; Espaço do artesanato; e, Praça de alimentação e Food Trucks.