O futebol tem dessas coisas! Consegue reunir e unir pessoas dentro e fora dos estádios, e até distante do estado originário do clube de coração do torcedor. Não desmerecendo as demais torcidas organizadas de times maranhenses ou dos rivais Flamengo, Fluminense e Botafogo, mas em São Luís, quem faz e festa “acima de tudo e abaixo de nada” é a Força Jovem do Club de Regatas Vasco da Gama.
Por Walkir Marinho.
Força Jovem do Vasco da Gama: fibra com PH (Foto: Reprodução). Tipificada como a 32ª filial da torcida mais barulhenta e organizada do futebol do Rio de Janeiro, a Força Jovem ludovicense escolheu um local que, a princípio, parecia discreto e morno para esse tipo de entretenimento. O PH Center localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no Angelim, foi o lugar escolhido para reunir torcedores e simpatizantes de um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro.
Em dia de jogos do Vasco da Gama, seja pelo Campeonato Carioca, Brasileirão, Copa do Brasil ou alguma competição continental, lá está a torcida Força Jovem com sua gigantesca faixa estendida sobre a marquise do referido centro comercial, com telão, bandeiras e muito calor humano à espera do vascaíno para somar forças jovem, infantil, adulta e idosa. Não importa a faixa etária, o que vale é torcer, vibrar e levar energia positiva para o “São Januário de São Luís”.
E nestes últimos dias de 2025, o torcedor do Vasco da Gama tem motivos de sobra pra vibrar e festejar, diante do desempenho da equipe Cruz-Maltina na Copa do Brasil, mesmo com sua “variável” atuação no Campeonato Brasileiro.
O que importa, nesse instante, é que o Gigante da Colina está na final da competição mais rentável e a segunda mais importante do futebol nacional. Além do título de campeão, vale vaga na Taça Libertadores da América de 2026 e muito dinheiro em jogo, literalmente.
Vale torcer com conforto, segurança e muita “phorça”. Força de uma torcida que não cessa de vibrar, sorrir, pular e cantar: “Tua imensa torcida é bem feliz/ Norte-Sul, Norte-Sul deste país/ Tua estrela na Terra a brilhar/ Ilumina o mar!”



