- Jorge Vieira.
A senadora Eliziane Gma (PSD) usou as redes sociais para condenar a agressão sofrida pela jornalista da Globo Naturza Nery dentro de um supermercado em Pinheiros, região nobre de São Paulo, na quarta-feira (01). O agressor, o policial civil Arcênio Scribone Junior, responde a processo na corregedoria e pode ser expulso
“A ameaça à jornalista @NatuzaNery por um policial civil em SP é inaceitável e um ataque à liberdade de imprensa e ao Estado Democrático de Direito. Exigimos apuração rigorosa! Toda solidariedade à Natuza e aos profissionais de imprensa que atuam com coragem e ética”, observou a senadora.
O fato – Segundo informações divulgadas por Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, o policial, que estava de folga, abordou a jornalista dentro do supermercado perguntando se ela era a Natuza Nery, da Globonews. Natuza não se pronunciou sobre o caso.
Diante da resposta positiva, o agente teve um chilique e começou a fazer ameaças dizendo que pessoas como a jornalista “merecem ser aniquiladas”.
O policial também teria ecoado o discurso de Jair Bolsonaro (PL), dizendo que a Globo e a jornalista seriam “responsáveis” pela situação do país.
As ofensas retomaram quando Natuza estava no caixa. O policial passou a xingar a jornalista. Uma pessoa que o acompanhava teria pedido para ele parar com o surto, mas foi ignorada.
A Polícia Militar foi acionada e registrou ocorrência, encaminhada ao 14º Distrito Policial. Ao descobrir que o acusado era policial civil, o caso foi repassado à Corregedoria.
A SSP afirmou em nota que “diligências foram realizadas no supermercado em busca de imagens do ocorrido e de eventuais testemunhas”.