“NÃO HÁ VITÓRIA SEM LUTA”! MOBILIZAÇÃO POPULAR EM PAÇO DO LUMIAR PELO DIREITO À MORADIA: Projeto de Casas Populares do Parque Apolônio de Carvalho

Assembleia Geral fortalece luta por moradia digna em Paço do Lumiar

No último sábado (27), a Praça da Sede de Paço do Lumiar foi palco de um momento de fé, esperança e luta social. Em frente à Igreja Nossa Senhora da Luz, padroeira do município, aconteceu a Assembleia Geral de Mobilização e Coroação do Projeto de Casas Populares do Parque Apolônio de Carvalho, que passou a ser identificado como Residencial Jonas Garreto.

A iniciativa nasceu a partir da ocupação realizada na MA-204, em abril de 2023, e tem se expandido por meio de caminhadas de mobilização e pré-inscrições em diversas comunidades de Paço do Lumiar e da Região Metropolitana de São Luís. Já participaram desse processo a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Paranã I, além das comunidades Nova Vida, Iguaíba, Zumbi dos Palmares, ocupação Mar Doce, famílias oriundas dos bairros Pão de Açúcar, Vila Maranhão, do Beira Rio (afetadas por enchentes), além de moradores impactados pelas obras de duplicação da MA-204.

A coordenação do projeto está sob a responsabilidade da Liga dos Necessitados, contando com o apoio de entidades civis e religiosas, como a Ordem Franciscana Secular – Fraternidade Nossa Senhora de Guadalupe, e do PSOL de Paço do Lumiar.

Durante a assembleia, Roberval Costa, coordenador da Liga dos Necessitados, ressaltou a importância da união popular na construção do direito à moradia digna, lembrando que essa luta é histórica e ganha força com a adesão de novos movimentos. Já o professor Edmilson Carneiro, dirigente do PSOL em Paço do Lumiar e membro da Ordem Franciscana Secular, destacou que a moradia digna é um direito assegurado pela Constituição Federal e deve ser prioridade nas políticas públicas.

Também marcaram presença lideranças comunitárias da Liga dos Necessitados, como Tiqueno, Laura, Meire, Flaviane, Hélida, Olga e Jarcilene, além dos franciscanos seculares Henrique e Beth. Representando a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, participaram a irmã leiga Rose e Aldo, reforçando o apoio da Igreja ao projeto.

O encontro foi marcado pela simbologia da fé e da resistência: sob o manto protetor de Nossa Senhora da Luz, padroeira de Paço do Lumiar, as famílias reafirmaram a esperança de que o sonho da casa própria se torne realidade. O empreendimento é realizado pelo Instituto Horizonte de Desenvolvimento Humano e Habitação Popular com apoio das entidades civis e religiosas de Paço do Lumiar.

PORTAL VOZ DO HORIZONTE. FOTO/DIVULGAÇÃO.

Foto Divulgação
Foto Divulgação
Foto Divulgação
Foto Divulgação
Foto Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *