Reajuste autorizado pelo presidente da Agência de Mobilidade Urbana, Adriano Sarney foi revogada por decisão do governador Carlos Brandão, após duro discursos de deputados estaduais na Assembleia Legislativa.
O governador Carlos Brandão (PSB) decidiu revogar na tarde desta quarta-feira, 26, o aumento do preço das passagens e ônibus semiurbanos, que seria de 40%; a medida, autorizada pela Agência de Mobilidade Urbana (MOB), havia sido autorizada na segunda-feira, 24.
- São ônibus intermunicipais os que fazem linha entre dois ou mais municípios;
- Na Grande São Luís esses ônibus fazem o transporte entre a capital e os municípios de Raposa, Paço do Lumiar e Ribamar.
Na Assembleia Legislativa, a medida repercutiu negativamente, com fortes discursos da oposição.
“Nós temos o ICMS mais alto do país e, em contrapartida, a população mais pobre e, pra piorar a gente é pego de surpresa por uma portaria da MOB, de responsabilidade do Governo do Estado, com um reajuste exorbitante. A população sendo pega desprevenida em véspera de carnaval”, criticou o deputado Fernando Braide (Solidariedade), destacando o impacto direto que a medida causa na vida dos maranhenses, especialmente os que dependem do transporte público.
Outros parlamentares também cobraram explicações do governo, o que levou á revogação da medida.
Em nota, a MOB reafirmou seu compromisso com a eficiência e acessibilidade do transporte intermunicipal.
A agência destacou que futuros ajustes tarifários serão amplamente discutidos e tecnicamente fundamentados, visando equilibrar o setor, manter a qualidade dos serviços e atender ao interesse público.
BY: MARCO AURÉLIO D’EÇA.