O meu referencial quando o assunto é espiritualidade, fé e religião, é sempre a Bíblia Sagrada e é exatamente por adotar e seguir esse manual que respeito outros referenciais de espiritualidade, fé e religião abraçados por quem difere de mim quanto às suas crenças. A Bíblia Sagrada nos adverte quanto aos perigos de depositarmos a nossa confiança plena em seres humanos (Jeremias 17:5) ” “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor.” Aqui, é óbvio que A Palavra de Deus não se aplica ao propósito de semear desconfiança e discórdia nas famílias e nos demais relacionamentos humanos! Trata-se, sim, de cotejar o que dizem e como agem os seres humanos com o referencial maior que é o que diz e como age A Divindade Eterna.
E o Dalai Lama beijou na boca um garoto indiano! A repercussão mundial desse fato foi e segue sendo enorme! E o Dalai Lama pediu desculpas. O papa João Paulo II pediu perdão pela omissão da igreja católica diante do holocausto e os papas Bento XVI e Francisco pediram perdão face aos escândalos sexuais de clérigos abusadores de crianças e de adolescentes. Em 1978, Jim Jones e sua seita religiosa, instigou a morte de 918 pessoas na comuna de Jonestown.
O bispo Edir Macedo foi flagrado em mais de um vídeo nos quais demonstra, explicitamente, “FÉ DE MAIS” para ganhar dinheiro dos fiéis em detrimento do real compromisso do seu ministério com a salvação do “rebanho”! E como o espaço tempo aqui são pequeno e curto para listarmos as centenas de milhares de atos e fatos, apenas para não ficarmos apenas nas citações de homens, cito a ex deputada Flordelis, “que antes de ser condenada por assassinato, crime doloso e cruel, tomou o namorado da filha, este que veio a se tornar seu marido e vítima fatal, com quem dividia um ministério pastoral.
O que fizemos até aqui foi apenas citar fatos, todos de conhecimento público, não nos aplicando, em momento algum a julgar quem quer que seja. Nem o Dalai Lama e nem a Flordelis (Mateus 7:1-5)! A proposta aqui é apenas provocar reflexões sobre como a humanidade de líderes espirituais e religiosos potencializam o dar vazão às suas naturezas e desejos carnais em detrimento dos seus votos e ditas convicções espirituais e, aproveitando os multiplicados ensejos por eles mesmo gerados, culminam em beijos. E em se tratando de religião e de beijo somos muito mais levados a pensarmos em Judas do que em Jesus!
O sentido gregário é iminentemente humano! Porém, prudente, para mim, é sempre seguir o exemplo dos crentes de Bereia e ao invés de ter uma bÍblia desodorante (aquela pra usar debaixo do braço) EXAMINAVAM DILIGENTEMENTE AS ESCRITURAS para veres se as coisas eram verdadeiramente assim (Atos 17:11). O culto e a adoração podem até ser coletivos. A Salvação, porém, é sempre Individual.