“UM BRASIL PARA OS EXCLUÍDOS!” PROGRAMA PREVINE: Itapecuru recebe nota 9,5 do Ministério da Saúde

O município de Itapecuru-Mirim deu um salto na saúde pública municipal. A administração do prefeito Benedito Coroba saiu do centésimo 134 lugar para a 19ª. colocação, entre os 217 municípios do Maranhão, nos indicadores do Previne Brasil. A nota do município era 7,25 e saltou para 9,5, a maior da região.
O Programa Previne Brasil foi instituído pelo Ministério da Saúde, determinando alterações no financiamento das ações da Atenção Primária, considerada a “porta de entrada” dos primeiros cuidados. São ações de saúde que envolvem prevenção, proteção, diagnóstico, tratamentos, redução de danos e outros em atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), programas como o Saúde da Família, os Agentes comunitários de Saúde, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, dentre outros.
Ano passado, foram selecionados 7 indicadores do programa, que compreendem as ações de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas (Hipertensão Arterial e Diabetes Melittus.
Isso significa que a Prefeitura de Itapecuru teve melhor desempenho, em um avanço, representando uma proporção maior de pessoas atendidas na saúde do município.
Os investimentos em uma das áreas, que costumam ser mais problemáticas para a maioria dos gestores municipais, vêm sendo feitos desde que o prefeito Coroba assumiu, com UBS sendo reformadas e reequipadas, aquisição de duas ambulâncias de alta qualidade com UTI móvel e até mesmo um programa com tablets para conectar indicadores de saúde local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *