O deputado citou exemplos de policiais que atuaram no salvamento de vidas e defendeu a promoção desses militares.
Na tribuna, deputado Soldado Leite disse que atos de bravura deveriam refletir em mais valorização para os policiais militares.
Durante discurso proferido na manhã desta terça-feira, 21, na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), o deputado estadual Soldado Leite (PSD) repercutiu recentes atos de heroísmo e bravura realizados por policiais militares. O parlamentar também defendeu a promoção desses servidores em virtude das ações que contribuíram diretamente para salvar vidas.
O primeiro destaque feito pelo deputado foi em relação ao cabo Medeiros, da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), que atualmente encontra-se de forma voluntária no estado do Rio Grande do Sul ajudando as vítimas das enchentes que atingem diversas cidades gaúchas.
De acordo com o deputado, o cabo Medeiros conseguiu fazer a arrecadação de alimentos e remédios para distribuir às vítimas das enchentes, além de ter participado diretamente de vários salvamentos ao longo de aproximadamente 10 dias.
Em seguida, Soldado Leite fez menção a um fato que aconteceu na última quinta-feira, dia 16, na cidade de Coelho Neto (distante aproximadamente 350 km de São Luís), em que uma guarnição da PMMA, formada pela soldado Nery, cabo Rocha e sargento Pitombeira, atuou no salvamento de uma criança de apenas 1 ano e seis meses que estava engasgada e, consequentemente, sem conseguir respeitar.
Prontamente, a equipe de policiais efetuou os primeiros socorros e, em seguida, encaminhou a criança para a unidade de saúde mais próxima, garantido que ela tivesse a continuidade do atendimento. A atuação rápida dos policiais foi fundamental para salvar a vida do bebê.
Situação semelhante aconteceu no município de Timon (distante aproximadamente 430 km de São Luís) em que as soldadas Rivanne, T. Sousa, Janes e a sargento Denise, da PMMA, orientaram por telefone uma mãe a salvar a filha, de apenas 13 dias de vida, que havia se engasgado com leite materno.
Já no município de Santa Luzia (distante aproximadamente 300 km da capital maranhense), no dia 7 de maio, outra guarnição da polícia militar, composta pelo soldado Dias, soldado Fagundes e cabo Freitas, ajudou a controlar um incêndio que estava acontecendo em uma residência e ameaçava atingir outras casas.
“Nós, policiais e bombeiros militares, atuamos diuturnamente no salvamento de vidas, elevando assim o nome do estado e das instituições que representamos. Esses profissionais atuam no fogo, na água, no sol e na chuva, no período diurno e noturno. Isso muitas vezes não reflete no nosso subsídio, não reflete em uma política de valorização por parte do governo”, destacou o deputado.
Reconhecimento
Em virtude dessas atuações, Soldado Leite chamou atenção para a necessidade da promoção por bravura dos policiais que atuaram nesses episódios. Tal promoção acontece quando o militar realiza um ato de grande relevância para a manutenção da segurança pública e ordem social.
“Atitudes como essas são dignas de reconhecimento e valorização. Por isso, aproveito a oportunidade e solicito ao secretário de Segurança Pública e ao comandante geral da Polícia que possa abrir uma sindicância visando à possibilidade de uma promoção por bravura a todos esses militares que participaram de atos heroicos e salvaram vidas”, concluiu o parlamentar.