Fisioterapeuta Jorge Baldez alertou que é preciso uma atuação preventiva para evitar que a doença avance por conta da postura incorreta e exercícios errados.
Na conversa com o radialista Henrique Pereira, o especialista alertou que é preciso uma atuação preventiva para evitar que a doença avance por conta da postura incorreta e exercícios errados.
“É bom fazer exame para detectar cedo nas crianças, nas escolas, para que seja tratado cedo, e com relação aos adultos, é preciso reeducação ao sentar. É um problema que tem diversas causas e afeta desde crianças a idosos. Estamos falando da escoliose, que é um desvio da coluna vertebral. Também é popularmente conhecida como coluna em S ou em C”, explicou.
A mais comum, segundo o especialista, afeta, em sua maioria, pré-adolescentes, sendo 90% destes do sexo feminino. Ele frisa que os pais devem observar a postura das crianças.
De acordo com o fisioterapeuta, além de afetar a coluna, a escoliose também pode comprometer o funcionamento de órgãos internos, sendo a melhor época para reverter a escoliose a fase de crescimento. Outra possibilidade é a RPG – Reeducação Postural Global.
Da Assessoria.