No comando do PSD maranhense, prefeito de São Luís pode reunir em torno de sua candidatura lideranças expressivas, desde a senadora Eliziane Gama até o ex-prefeito Hilton Gonçalo, passando pelos deputados Aluisio Mendes Cleber Verde Hildo Rocha e Josivaldo JP.
BY: MARCO AURÉLIO D’EÇA.
LARGADA DE PESO. Eduardo Braide começa o jogo de 2026 com duas senadoras, quatro deputados federais, dois estaduais e vários prefeitos e ex-prefeitos.
O controle do PSD maranhense dará ao prefeito de São Luís Eduardo Braide condição privilegiada para montar seu projeto de disputa ao Governo do Estado em 2026; já na largada, o palanque do prefeito se mostra fortemente competitivo.
- além da senadora Eliziane Gama, que garante permanência no PSD, ele tem o ex-prefeito Hilton Gonçalo, do Mobiliza;
- são quatro deputados federais: Aluísio Mendes (PRB), Hildo Rocha (MDB), Josivaldo JP (PSD) e Cléber Vede (MDB).
Braide monitora semanalmente o eleitorado no interior.
Já sabe, por exemplo, que lidera nas regiões Sul e Tocantina, onde tem a simpatia do prefeito de Balsas, Alan da Marisol, e dos suplentes de deputado federal de Imperatriz, Mariana Carvalho e Ricardo Seidl.
A aproximação com o deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade) pode garantir apoio dos prefeitos de Pinheiro, André da Ralpnet, de Vargem Grande, e de Santa Helena, só para citar alguns; Othelino representa também outra senadora, Ana Paula Lobato (PDT)
A habilidade do irmão Fernando Braide (Solidariedade) pode atrair outros deputados estaduais para o palanque do prefeito.
Mas a base da campanha já está montada com este time inicial.
Que pode ganhar mais adeptos até abril de 2026…