Em plenária realizada na noite desta sexta-feira(9) na sede do partido, o PT indicou o nome da assistente social Creuzamar de Pinho para a vice da chapa do candidato a prefeito de São Luís, Duarte Jr.(PSB). Mulher negra, quilombola e integrante da Rede de Mulheres Negras do Maranhão (REMNEGRA), Creuzamar tem uma trajetória marcada como ativista dos movimentos sociais, especialmente da luta por moradia, mulheres negras, quilombolas e da luta sindical.
“Com muito entusiasmo, o PT indica o o nome da valorosa e aguerrida companheira Creuzamar de Pinho para compor a chapa majoritária com Duarte, sendo nossa vice em São Luís, em substituição á companheira Isabelle Passinho, a quem desejamos rápida e boa recuperação. Creuza chega para avermelhar e enegrecer essa campanha, mas sobretudo para, junto com Duarte, Brandão, Camarão e nossa militância, defender a cidade que queremos, com igualdade de oportunidades para todos e todas. Viva o PT!”, disse o presidente estadual do PT Francimar Melo.
“Hoje, o PT MA confirmou que a representante do nosso partido para estar ao lado do Duarte será a Creuzamar, mulher negra, quilombola, assistente social que conhece e compreende as necessidades dos ludovicenses e merece ser a próxima vice-prefeita de nossa capital! Estaremos juntos, de casa em casa, de rua em rua, levando as propostas para uma São Luís melhor e mais inclusiva!”, declarou o vice-governador Felipe Camarão.
O governador Carlos Brandão desejou sucesso a Creuzamar de Pinho. “Ela substituiu Isabelle Passinho, que precisou se ausentar para cuidar da saúde. Creuzamar é assistente social, ex-vereadora da capital e primeira líder quilombola a assumir o Legislativo maranhense. Não tenho dúvida de que trará grande contribuição para São Luís!”.
Segunda suplente de vereador de São Luís, Creuzamar foi Secretária Adjunta de Estado de Direitos Humanos e Popular do Estado do Maranhão e já atuou como Conselheira Municipal, Estadual e Nacional dos Conselhos das Cidades; Conselheira Estadual da Mulher, dos Direitos Humanos e da Política de Igualdade Étnico-Racial do Maranhão.
Por John Cutrim.