Uma audiência foi realizada nesta quarta-feira, 17 de julho, no Palácio dos Leões, com o Governador do Estado, Carlos Brandão, acompanhado do Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas, o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, e a Gerente de Experiência do Cliente, Francila Soares, com o objetivo de alinhar o início das obras da nova etapa de expansão do Programa Luz para Todos, no Maranhão.
O Programa tem como objetivo democratizar o acesso à energia elétrica, fomentar a inclusão social de comunidades vulneráveis, promovendo cidadania e melhoria na qualidade de vida da população brasileira do meio rural e da Amazônia Legal. Criado pelo Governo Federal, através do Ministério das Minas e Energia em 2003, o programa completou 21 anos e terá uma nova etapa, a ser realizada em parceria com a Equatorial Maranhão. A meta é a universalização da energia elétrica no país.
Atualmente, em fase de assinatura de contratos e seleção de fornecedores, a nova etapa vai levar energia elétrica para 9.634 unidades, das quais são 7.902 famílias de baixa renda, além de 910 unidades de conservação, 382 assentamentos rurais, 339 unidades em áreas indígenas, 40 escolas, 22 espaços coletivos, 17 unidades em áreas quilombolas, 5 unidades de saúde e 17 poços de água comunitários, segundo os dados apresentados ao Governador Carlos Brandão, pelo Presidente da Equatorial Maranhão.
“Essa é mais uma etapa após o desdobramento da assinatura do termo de compromisso com o Governo do Estado e Governo Federal. Vamos levar energia para mais de 9 mil domicílios e unidades rurais, nos locais mais distantes do Maranhão. Esses investimentos vão proporcionar a instalação de mais de 9 mil quilômetros de rede elétrica e isso também vai proporcionar capacitação de pessoas, contratação de empresas maranhenses, geração de emprego e renda no decorrer das obras, assim como demandar a compra de materiais e novos serviços. Isso tudo vai contribuir para o aquecimento e crescimento da economia do estado nos próximos dois anos”, informou o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio.
Vale lembrar que os benefícios do Luz Para Todos estão diretamente relacionados à melhoria de qualidade de vida, inclusão social e resgate da dignidade das famílias beneficiadas, como celebrou o Governador Carlos Brandão.
“Serão mais de 9 mil famílias beneficiadas com a nova etapa do Programa Luz para Todos, que foi anunciada pelo Presidente Lula. Trata-se de um investimento de 700 milhões de reais em prol dos maranhenses. Estou muito feliz também porque vamos fazer contratações locais e essas obras vão gerar mais de mil empregos diretos. Estamos comemorando a chegada da energia para mais maranhenses, planejando a capacitação de pessoas, em busca de mais investimentos.
Por Daniel Matos •