
Paulo Velten recebeu nessa quinta-feira (10) ofício que comunica suspensão dos direitos políticos do deputado. Após notificação à Alema, mandato deve ser extinto e Helena Dualibe, primeira suplente, assumirá a vaga.
O desembargador Paulo Velten, presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Maranhão, tem em suas mãos o poder de decidir o futuro político do deputado estadual Hemetério Weba (PP). A Justiça de Santa Luzia do Paruá enviou no final da tarde dessa quinta-feira (10) ao magistrado um ofício que comunica oficialmente a suspensão dos direitos políticos do parlamentar por três anos.
O documento, assinado pela juíza Patrícia Bastos de Carvalho Correia, formaliza decisão de 8 de abril que determinou o cumprimento de sentença condenatória por improbidade administrativa contra Weba, já transitada em julgado. Cabe agora a Velten dar o próximo passo: notificar a Assembleia Legislativa para que declare a perda do mandato do deputado.
A decisão original condenou o parlamentar por ter usado um jornal de grande circulação para autopromoção quando era prefeito de Nova Olinda do Maranhão, em 2006. A sentença também impõe multa de R$ 626,8 mil e proíbe Weba de contratar com o poder público pelo mesmo período da suspensão dos direitos políticos.
A rapidez com que o presidente do TRE-MA decidir encaminhar a notificação à Assembleia pode ser decisiva. Weba já recorreu ao Tribunal de Justiça do Maranhão, interpondo um agravo de instrumento que tramita em segredo de Justiça sob a relatoria do desembargador Lourival Serejo, segundo informação publicada pelo site Direito e Ordem…