Depois do susto na eleição para a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), para o biênio 2025/2026, que culminou com a reeleição da deputada Iracema Vale (PSB) após duas votações que terminaram empatadas, o objetivo é identificar quem votou em quem.
Como o voto foi fechado, o grupo político do governador Carlos Brandão busca identificar os 21 parlamentares que não votaram na reeleição de Iracema Vale. O objetivo é saber com quem o Governo Brandão poderá efetivamente contar a partir de agora.
Fontes asseguram que 95% dos votos já teriam sido rastreados, mas que o objetivo é identificar o posicionamento de todos os parlamentares, até porque o grupo de Brandão assegura que existe deputados que estarão na próxima Mesa Diretora e que não votaram na presidente Iracema Vale.
O curioso é que mesmo depois da primeira votação, quando Iracema Vale reuniu o que ela imaginava ser seu grupo, 31 parlamentares estavam na reunião antes da segunda votação. Numa matemática simples, dez deputados que não votaram na reeleição da presidente da ALEMA estavam na reunião.
Apesar de evitar falar em traição, Iracema falou sobre caráter. “Existe uma presidente vencedora. Eu não vou partir para este lado porque esta Casa é muito plural, ela é o reflexo da sociedade, e dentro da sociedade existe todo tipo de caráter, então aqui também é assim, não é diferente, aqui é um reflexo da nossa sociedade”, afirmou.
Jorge Aragão