A noite da quarta-feira (17) foi de muita música e colorido com os ritmos e indumentárias tradicionais do Maior São João do Mundo. Em Cururupu, o Governo do Maranhão deu início à programação do arraial da cidade. Já em Timon, a festança foi encerrada após três dias de festa, e contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, que falou sobre a importância do evento nas cidades do interior do estado neste mês de julho.
A programação do Maior São João do Mundo, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), segue firme ao longo do mês de julho nas cidades do interior maranhense. O objetivo é valorizar os grupos folclóricos tradicionais e artistas da terra, além de fortalecer o turismo no período de férias e garantir a geração de emprego e renda…
“Encerramos em grande estilo o São João de Timon. Foi uma festança para ninguém botar defeito. Casa cheia, segurança garantida, atrações culturais locais, muita gente feliz durante as apresentações, além da geração de emprego e renda para a população. Agora seguimos com a programação em Cururupu até o fim de semana. Estamos levando o Maior São João do Mundo para todas as regiões do nosso estado”, informou o governador Carlos Brandão.
O secretário de Estado da Cultura, Yuri Almeida, disse que as celebrações regionais do São João fortalecem a identidade cultural do estado. “Além disso, geram emprego e renda, aquecem o turismo e promovem um senso de pertencimento, o que é fundamental para a preservação das nossas tradições”, disse.
Timon – Após três dias de muita festa, o Arraial de Timon foi encerrado com grandes apresentações. Na noite de quarta-feira (17), passaram pelo palco montado no estacionamento do Cocais Shopping os cantores Kleyton Souza, Álvaro Neto, Vitor Amaral, Wesley Safadão e o grupo Os Meninos de Barão.
A população de Timon aproveitou a festança até o fim. “O São João de Timon foi maravilhoso. Nunca tivemos um arraial tão grande como esse e tantas atrações. Além dos bois, tivemos grandes shows como o do Wesley Safadão. O Governo do Maranhão está de parabéns”, comentou a costureira Tânia Lima.
Quem também aprovou a programação foi a aposentada Joana D’Arc. “Eu sou aposentada, mas não gosto de ficar em casa. Então, ter um arraial como esse com esses shows foi bom demais, não só para mim, mas para todo mundo em Timon”, disse.
Cururupu – Em Cururupu a festança está só início. Na cidade as apresentações seguem até o domingo (21). Na noite de abertura do arraial a programação ficou por conta do Boi Brilho de Areia Branca, Boi Bom Agrado, Dança Portuguesa Encanto de Central, Boi Soledade, Boi Encanto Apicumaçuense, Boi Pirilampo, Luy Diego e do grupo Mesa de Bar.