Deputado Dr Yglésio.
O deputado estadual Dr. Yglésio (sem partido) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (13) para denunciar o que chamou de “Dino Gate”, um suposto esquema de vazamento de documentos e invasão de computadores da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) pelo gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.
Segundo Yglésio, advogados do partido Solidariedade teriam se beneficiado de informações sigilosas repassadas por procuradores do Estado, cedidos para atuar no gabinete de Dino. O parlamentar citou um ofício enviado ao ministro Alexandre de Moraes, no qual o procurador Valdênio Nogueira Caminha afirma que servidores teriam auxiliado o Solidariedade em uma ação contra o governo do Maranhão.
“O gabinete do ministro Flávio Dino está trabalhando contra o Governo do Estado em vez de cuidar dos processos que lhe cabem. Isso aqui é espionagem, isso é um absurdo numa democracia”, afirmou Yglésio, que também destacou que a Agência de Tecnologia do Estado teria identificado acessos irregulares ao sistema da PGE a partir de computadores do STF.
O deputado declarou que irá protocolar um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denúncias e convocou outros parlamentares a assinarem o requerimento. “Isso aqui é coisa de prisão e perda de cargo”, enfatizou.
Veja o pronunciamento:
Marcelo Minardi.Foto/Reprodução.