Assembleia homenageia rede Marista em alusão aos 116 anos de presença no Maranhão

Ato foi uma iniciativa do deputado Júlio Mendonça e reuniu, no plenário da Casa, autoridades, ex-alunos e funcionários da instituição de ensino

Assembleia homenageia rede Marista em alusão aos 116 anos de presença no MaranhãoSessão solene em alusão aos 116 anos da presença da rede Marista no Maranhão. 

A Assembleia Legislativa do Maranhão promoveu, nesta sexta-feira (7), uma sessão solene em homenagem aos 116 anos de presença da rede Marista no Maranhão. O ato, que ocorreu no plenário Nagib Haickel, reuniu personalidades maranhenses, além de ex-alunos e funcionários da instituição.

Proposta pela deputado Júlio Mendonça (PCdoB), a solenidade, que foi presidida pelo deputado Carlos Lula (PSB), também destacou os 20 anos do colégio Marista Araçagy.

“Fazer esta homenagem ao colégio Marista é merecido e importante. A instituição tem uma simbologia que nos remete a tempos passados. O Marista é muito mais que uma escola, é uma fábrica de formação de caráter e, por isso, nossa homenagem, pela importância que a escola teve e tem para o Maranhão, dado ao seu pioneirismo na forma de educar”, destacou o deputado Júlio Mendonça.

Para o diretor geral do colégio Marista, irmão Alexandre Lobo, o ato representou um encontro de família. “Este é um momento de comemorar uma caminhada, uma história com a família, que são todos aqueles que construíram esta história para chegarmos aqui, para sermos o que somos, enquanto colégio, enquanto carisma Marista”, disse Alexandre Lobo.

Sessão solene em reconhecimento à contribuição dada pela Rede Marista è educação do Maranhão

Um dos presentes à solenidade, o ex-aluno do Marista e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, ressaltou a importância do colégio em sua formação. “Toda minha formação, do ensino fundamental ao médio foi no colégio Marista. A escola nos ensinou os valores mais importantes para um ser humano, da solidariedade, fraternidade, da construção de um mundo melhor e hoje, nesta solenidade, vemos que os frutos são muitos”, pontuou o magistrado.

Reynaldo Fonseca, ao lado de outras personalidades, a exemplo do desembargador Jorge Rachid Mubárack, do prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, e do deputado Júlio Mendonça, entre outros, foram agraciados com medalhas. Funcionários da escola também receberam a honraria.

Rede Marista

Do sonho de Marcelino Champagnat, há mais de duzentos anos, na França, surgiu a missão Marista junto às crianças, adolescentes e jovens. Referência da educação infantil ao ensino médio, a instituição faz parte de uma rede internacional de colégios, presente em 82 países. No Brasil, está nas cinco regiões brasileiras.

O colégio Marista oferece, no Maranhão, bolsas de estudo integrais, promove ações em centros sociais e exerce, por meio de canais de fiscalização, acompanhando, certificando e contribuindo na efetivação e na formulação de políticas públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *