“BRIOSA”! CARNAVAL DO MARANHÃO/2025: chega ao fim sem ocorrências graves nos circuitos

O Carnaval do Maranhão 2025 chegou ao fim com saldo positivo na segurança pública. Nos circuitos da festa não foram registradas ocorrências graves e os resultados do trabalho integrado das forças de segurança foram apresentados nesta quarta-feira (5), no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), com a participação dos comandos das forças de segurança do estado.

Em São Luís, na Avenida Litorânea e Centro Histórico, dois principais circuitos de carnaval do estado, os registros mais recorrentes foram furtos de celulares, totalizando 116 casos nos circuitos. Quatro pessoas foram presas por envolvimento nesses crimes. Além disso, houve outras duas prisões em flagrante por importunação sexual, uma na Avenida Litorânea e outra no Centro.

“Mobilizamos cerca de 8 mil policiais para garantir a tranquilidade dos foliões neste que foi o maior carnaval da história do Maranhão. Nos circuitos, como o da Litorânea, onde tivemos três bases, passaram mais de 4 milhões de pessoas, considerando as prévias. Não tivemos ocorrências graves, e esse resultado se deve ao trabalho das equipes de segurança, a quem parabenizo e agradeço”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.

Durante o período carnavalesco, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) realizou mais de 58 mil abordagens em todo o estado, sendo 13 mil na Grande Ilha. O efetivo se somou ao da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Centro Tático Aéreo e Perícia Oficial, que também se empenharam em garantir um festa segura a maranhenses e turistas.

“O nosso policiamento esteve voltado para várias frentes, nas modalidades a pé, montado e motorizado, com torres de observação, contribuindo para que não tivéssemos nenhum ocorrência grave. Essa mesma estratégia foi desempenhada tanto aqui na capital, nos circuitos oficiais, quanto no interior do estado”, pontuou o comandante-geral da PMMA, coronel Pitágoras Nunes.

A Polícia Civil do Maranhão também deu apoio ao trabalho ostensivo, inclusive com policiais infiltrados na folia. Os plantões na Grande Ilha e delegacias regionais também contaram com esquema especial, o que foi essencial para o atendimento da população.

“O resultado foi muito bom, sem nenhum crime violento registrado. A população pôde se divertir com segurança, e as pessoas que foram trabalhar também”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida Neto.

Sobre as ocorrências de furto de celular, o delegado-geral da Polícia Civil lembrou da necessidade do registro de ocorrência com o IMEI (em tradução livre da sigla em ingês fica Identificação Internacional de Equipamento Móvel). É somente por meio do boletim de ocorrência (B.O.), com o número de série do celular subtraído, que é possível fazer o rastreio e consequente recuperação.

“Aquelas pessoas que registraram ocorrência e não fizeram constar o IMEI do aparelho celular devem procurar a delegacia mais próxima para fazer essa correção. Só assim podemos recuperá-lo através do programa Meu Celular de Volta”, destacou.

Leonardo Cardoso.Foto/Reprodução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *