CHAPA PURA. Eliziane Gama senadora e Eduardo Braide governador é a pretensão de Kassab no PSD em 2026.
Exclusivo:
O presidente nacional do PSD, ex-ministro Gilberto Kassab, reuniu dia desses, em Brasília, a senadora Eliziane Gama e o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, para discutir a participação do partido na sucessão estadual de 2026; Eliziane e Braide são as principais lideranças pessedistas no Maranhão e devem pactuar a participação de cada um.
- a conversa se deu no momento em que Braide aspirava a presidência do partido;
- Kassab defende que Eliziane assuma o comando e apoie a candidatura do prefeito.
“Nós já tivemos uma conversa sobre a sucessão estadual. Meu interesse é permanecer no PSD e o Kassab quer a participação do partido nas eleições”, contou Eliziane Gama ao blog Marco Aurélio d’Eça, confirmando a conversa sobre a candidatura do prefeito.
Eleita senadora em 2018 na chapa de Flávio Dino (PCdoB) e Carlos Brandão (PSB), Eliziane Gama firmou compromisso de apoio a Brandão em 2022, com a garantia de que o governador assumiria apoio à sua reeleição ao Senado em 2026, no contexto de uma chapa com Felipe Camarão (PT) e o próprio Brandão.
- passados três anos, Brandão tenta viabilizar a candidatura do secretário e sobrinho Orleans Brandão (MDB) ao governo;
- ao senado, o governador estimula outras candidaturas, como as dos deputados Pedro Lucas (União Brasil) e André Fufuca (PP).
“Apoiei Brandão em 2022 numa aliança com o então candidato a senador Flávio Dino; vesti a camisa, fui à campanha com a garantia de que teria o apoio, tanto do Flávio Dino quanto do Carlos Brnadão na minha reeleição”, revelou Eliziane, em janeiro, no post “PSD é trunfo de Eliziane para 2026…”.
Na eventual chapa com Braide, a senadora teria a garantia da candidatura à reeleição, além do cacife para negociar outras candidaturas, como a do colega Weverton Rocha (PDT), por exemplo.
E não é apenas Eliziane Gama que se mostra interessada no apoio a Braide dentro do chamado grupo remanescente do dinismo
Deputados estaduais como Othelino Neto (Solidariedade), Carlos Lula (PSB) e Rodrigo Lago (PCdoB) fazem gestos de apoio ao prefeito, inclusive já com participação na gestão de São Luís.
Mas esta é uma outra história…