Governador discute diretamente com os aliados no interior o projeto para a sua sucessão em 2026, em reuniões semanais, muitas delas com a presença do próprio sobrinho secretário.
BY: MARCO AURÉLIO D’EÇA.
TODOS AO PALÁCIO. Brandão e Orleans com prefeitos recebidos em palácio: demandas e atendimento político.
O governador Carlos Brandão (PSB) já está em plena campanha pela viabilização do secretário de Articulação Municipal Orleans Brandão (MDB) à sua sucessão; a divulgação da pesquisa do instituto Paraná, na sexta-feira, 14, foi apenas a forma que ele encontrou de dizer que não pretende estar com os remanescentes do dinismo em 2026.
- Brandão tem recebido semanalmente prefeitos de todo o interior com os quais conversa claramente sobre a eleição;
- a maioria das reuniões tem a presença do próprio Orleans Brandão, que fala desenvolto sobre os projetos de 2026.
“Mais um dia de municipalismo. Hoje recebemos mais 12 prefeitos. Já são 32 prefeitos e vamos continuar avançando. Sempre ouvindo as demandas das cidades para que a gente possa atender e melhorar a vida das pessoas”, afirmou o governador, na última segunda-feira, 17, quando recebeu mais uma leva de prefeitos. (Veja o vídeo abaixo).
Deputados estaduais mais alinhados a Brandão também já falam abertamente de Orleans como o candidato do Palácio dos Leões; segundo apurou este blog Marco Aurélio d’Eça, o próprio Orleans já fala aos interlocutores na condição de “muito candidato a govenador do grupo”.
- mas não foi apenas a pesquisa Paraná que levou Brandão a posicionar-se por Orleans, ainda que em linguagem não-verbal;
- a declaração do presidente Lula de que prefere um senador a cinco governadores (Veja aqui) o estimulou a tal medida.
-
AÇÕES INDEPENDENTES. Orleans faz um panorama de suas audiências no Palácio dos Leões
Este blog Marco Aurélio d’Eça, inclusive, tratou desta posição brandonista na análise “Brandão prefere vencer o governo; pouco importa as vagas de senador…”.
Sob qualquer ótica que se veja, a nova postura do governador em relação ao sobrinho é a mais cristalina informação de seu rompimento com o grupo de Flávio Dino.
O que os dinistas farão com essa informação só o tempo dirá…