A Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Júlio Mendonça, em Parceria com a Comissão de Turismo, presidida pelo Deputado Fernando Braide, realizou uma audiência pública, na cidade Viana, para tratar sobre o potencial do ecoturismo na região dos Campos e Lagos.

Segundo o deputado estadual Júlio Mendonça, o objetivo foi difundir, entre os atores do turismo da região, os trabalhos, atividades e projetos que estejam sendo desenvolvidos para potencializar o ecoturismo.

“ A partir dessa troca de informações e diálogo vamos poder unir esforços e otimizar a implantação e a gestão de ativos do setor turístico da baixada maranhense. Temos muito potencial turístico e isso precisa ser explorado, precisamos discutir empreendedorismo, aqui mesmo as margens do lago do Aquiri, formou-se uma feirinha que se bem estrutura tem muito a contribuir. Nossa audiência é só o primeiro passo para o desenvolvimento do setor”, destacou o deputado.

O encontro aconteceu na câmara de vereadores de Viana, que iniciou com a apresentação do artista local Toninho Rabelo, que fez uma homenagem a cidade de Viana, por meio da música. Em seguida as autoridades presentes como o prefeito de Viana, Carrinho Cidreira; o prefeito de Pedro do Rosário, Toca Serra; a presidente da câmara de vereadores, Lauryfranci Gomes; o secretário adjunto de turismo do estado, Ruan Tavares e a gestora regional do SEBRAE Flávia Nadler, fizeram a abertura do evento que reuniu vereadores, secretários de turismo da baixada,empresários, barqueiros e sociedade civil em geral.

Quem também esteve na audiência foi o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, que ouviu atentamente as demandas e se comprometeu a repassar todas as ideias pautadas na reunião para o governador Carlos Brandão. Na ocasião o SEBRAE apresentou dados mostrando as potencialidades do ecoturismo da região, bem como a Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão.

Já no domingo aconteceu um passeio de barco pelos Campos e Lagos, para um mapeamento. Data da audiência foi uma ótima escolha, já que neste fim de semana Viana estava lotada de turistas não só por conta dos passeios náuticos pelos lagos, mas também devido ao Círio fluvial de Nazaré e ao campeonato de Jetski que movimentaram a cidade neste fim de semana.

Belezas Naturais – A baixada maranhense é uma imensa planície inundada onde o vai e vem das águas muda a paisagem dia após dia e a natureza brota entre rios e lagos causando esse efeito visual inaceitável. A região representa o maior conjunto de bacias lacustres do Nordeste. Toda a fartura que vem dos rios Mearim e Pindaré e os refúgios que abrigam a diversidade da fauna e da flora fez com que a região ficasse conhecida como ‘pantanal maranhense’.

Seja em Viana e Matinha no Lago do Aquiri; em Penalva no lago do Formoso; em Cajari no rio MARACU; em Olinda Nova no Lago do Coqueiro; nas ondas da Pororoca do rio Mearim, em Arari; na praia de São José em Vitória do Mearim ou quem sabe nos belos campos de São João Batista e São Vicente Ferrer, não há dúvidas de que essa é uma das rotas mais belas e ecológicas do Maranhão.