“O PT do estado não consegue lançar nomes”…
Em entrevista ao jornal O Imparcial desta sexta-feira(21), o presidente Lula defende que o partido tenha nomes na disputa majoritária no Maranhão.
Questionado sobre o Partido dos Trabalhadores ter tido participação importante na eleição do governador Carlos Brandão e do senador Flávio Dino, eleitos pelo PSB, Lula diz que o partido não consegue ter nomes para concorrer ao governo e senado no estado. “Apesar disso, o PT do estado não consegue lançar nomes nas disputas majoritárias. Qual a estratégia necessária para que o PT do Maranhão reverta este quadro?”, indaga.
O PT tem hoje o vice-governador Felipe Camarão e o partido projeta lançá-lo à sucessão do governador Carlos Brandão, caso este realmente saia para concorrer ao Senado em 2026.
Pela fala de Lula, o PT no estado deverá se fortalecer nas eleições municipais deste ano elegendo prefeitos e se organizar para estar na chapa de governador e senador na próxima eleição.
Veja abaixo trechos da entrevista.
O.I. – Nas eleições de 2022, o PT teve um desempenho relevante no Maranhão para sua vitória. O partido apoiou a candidatura de Carlos Brandão (PSB), que foi eleito governador. E para o cargo de senador, o PT, apoiou o ex-governador Flávio Dino também do PSB, que foi eleito com uma votação expressiva. Dino teve um papel significativo na política estadual e sua eleição reforçou a presença do PT na esfera política do Maranhão.
Lula – Apesar disso, o PT do estado não consegue lançar nomes nas disputas majoritárias. Qual a estratégia necessária para que o PT do Maranhão reverta este quadro ? O PT é um partido maduro, que sabe que precisa formar e atrair quadros qualificados e tem maturidade para saber que, às vezes, é melhor fazer uma aliança do que necessariamente lançar um candidato. Então, no país inteiro, estamos debatendo as candidaturas em 2024 com muita maturidade.
O.I. – Das 217 prefeituras do Maranhão apenas uma está sob o comando do PT. Apesar disso, o partido mantém uma base importante em várias regiões e municípios do Estado. O senhor obteve 71% dos votos dos maranhenses quando da sua eleição. O seu apoio é visto como grande importância para a eleição dos pré-candidatos do partido. Como o senhor/partido pretende operar nesse sentido no Maranhão?
Lula – No país inteiro vou atuar com muito respeito ao cargo que eu ocupo, fora do horário de expediente e com responsabilidade. Vamos conversar com a direção nacional, com a direção estadual do partido e aliados e vamos ver caso a caso.
blog do John Cutrim.