MEIO AMBIENTE! SÃO LUÍS: Audiência Pública discute mobilidade urbana na capital

População participou da audiência.

O Ministério Público do Maranhão, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural de São Luís, realizou na tarde desta última terça-feira, 19, no auditório do Centro Cultural e Administrativo do MPMA, uma audiência pública para debater a mobilidade urbana na capital e a transparência da construção, revisão e aplicação do atual Plano de Mobilidade Urbana (lei n° 6.292/2017).

Fernando Barreto ressaltou importância da transparência

Ao abrir os trabalhos, o promotor de justiça Luis Fernando Cabral Barreto Júnior afirmou que o objetivo da audiência é garantir transparência, permitindo aos cidadãos questionar diretamente o Poder Público sobre o quanto têm sido cumpridos os seus deveres em relação à mobilidade urbana. “É importante, nesse momento, debater, principalmente quando se está discutindo zoneamento, Plano Diretor e estamos assistindo a uma série de intervenções na cidade”, explicou.

Diretor da MOB discorreu sobre atuação

A primeira fala da audiência foi do diretor de Operações Rodoviárias e Ferroviárias da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Jacob Mendes, que explicou as atribuições e ações da Agência no controle do transporte semiurbano da Ilha de São Luís. A respeito do Plano de Mobilidade urbana, o diretor afirmou desconhecer a existência de comunicação entre os entes públicos para discutir a realização de obras.

No que se refere às obras realizadas pelo estado do Maranhão, Mendes afirmou que são em sua maior parte realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), sendo a participação da MOB “muito pequena”.

MUNICÍPIO

O superintendente da Divisão de Transportes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Luís, Paulo Fábio Lima Andrade, afirmou que a pasta tem trabalhado no incentivo ao uso de transportes públicos, repensando a mobilidade e em como integrar as diversas formas de transporte. Para isso, estão sendo desenvolvidos aplicativos para uso dos usuários e de controle da frota, além de projetos de acessibilidade.

Paulo Andrade falou sobre ações no transporte coletivo em São Luís

De acordo com Paulo Andrade, há um incentivo para a chamada mobilidade ativa (deslocamento não motorizado e que envolve atividade física, como bicicleta, caminhada ou patinete), especialmente no Centro da cidade.

O superintendente da SMTT responsável pela área de trânsito não compareceu à audiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *