“NO AR”! ‘EM DISCUSSÃO’: Anne Kelly Bastos Veiga fala de avanços da Perícia Oficial no Maranhão

Perita-geral do Estado fez uma explanação sobre a importância do setor no contexto do Sistema de Segurança Pública do Maranhão.

‘Em Discussão’ – Anne Kelly Bastos Veiga fala de avanços da Perícia Oficial no MaranhãoAnne Kelly Bastos Veiga, perita-geral do Estado, com os radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira. 

Agência Assembleia / Foto: Miguel Veiga

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu na manhã desta sexta-feira (10) a perita-geral do Estado, Anne Kelly Bastos Veiga, que fez uma explanação sobre a importância da Perícia Oficial no contexto do Sistema de Segurança Pública do Maranhão.

Durante a entrevista, realizada pelos radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira, Anne Kelly Veiga explicou que hoje a Perícia Oficial coordena o Departamento de Perícia da Grande Ilha e o Departamento de Perícia do Interior, este formado por oito unidades regionais, sediadas em Chapadinha, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, Timon, Imperatriz, Balsas e Barreirinhas.

O Departamento de Perícia da Grande Ilha abrange sete órgãos: Instituto Médico Legal (IML), Instituto de Identificação (Ident), Instituto de Criminalística (Icrim), Instituto para Criança e Adolescente (IPCA), Instituto Laboratorial de Análise Forense (Ilab), Instituto de Genética Forense (IGF) e a Central de Custódia de Vestígios Criminais (Cecrim).

Anne Kelly foi enfática ao afirmar que, nos últimos anos, a Perícia Oficial conquistou grandes avanços: “Hoje nós temos autonomia funcional, administrativa, orçamentária e financeira. E estamos ligadas diretamente ao secretário de Segurança Pública, respondendo a ele sobre todas as demandas”, afirmou.

Na estrutura da Perícia Oficial, o órgão mais novo é a Central de Custódia de Vestígios Criminais (Cecrim), criada no ano de 2019, por conta de mudanças nos parâmetros do Código de Processo Penal do país.

Durante a entrevista, Anne Kelly discorreu de forma detalhada sobre o funcionamento de cada um dos órgãos que compõem a estrutura da Perícia Oficial do Maranhão.

Graduada em Engenharia Civil e com bacharelado em Direito, pós-graduada em Engenharia de Avaliação e Perícia e pós-graduanda em Direito Público, Anne Kelly já tem uma experiência acumulada de 25 anos na área de perícia criminal.

Professora da Academia Integrada de Segurança Pública do Maranhão na disciplina de Acidente de Trânsito, tendo atuado na administração pública como coordenadora do Departamento de Perícia Oficial da Grande Ilha e chefe do Serviço de Custódia Externa de Materiais da Central de Custodia de Vestígios Criminais, a chefe da Perícia Oficial falou, na entrevista, sobre sua trajetória profissional e sobre casos de crimes que obtiveram ampla repercussão na imprensa e redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *