O prefeito de Bacabal e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Roberto Costa (MDB), voltou de Brasília com otimismo após participar do Encontro de Novos Prefeitos, organizado pelo Governo Federal. Acompanhado por uma comitiva de gestores municipais maranhenses, Roberto destacou a importância do evento, que contou com a abertura do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a presença do governador Carlos Brandão (PSB). O evento reforçou o compromisso de cooperação entre os municípios e o Governo Federal.
Com um forte viés municipalista, o encontro teve como objetivo estimular a implementação de políticas públicas inovadoras, inclusivas e sustentáveis em todo o Brasil. Durante o evento, o presidente Lula garantiu que as portas de Brasília estão abertas para todos os prefeitos, independentemente de suas filiações ou posições políticas. Essa postura foi destacada por Roberto Costa, que avaliou o evento como uma oportunidade estratégica para fortalecer as gestões municipais.
“É uma grande oportunidade para os novos gestores, que assumiram em janeiro e estão encontrando muitas dificuldades para buscar soluções para os problemas dos seus municípios. Esse encontro é também um reforço das parcerias para nós do Maranhão, que já temos com o governador Carlos Brandão uma gestão municipalista. Agora, o Governo Federal também faz parte desse grande contexto de união para levarmos projetos e darmos continuidade aos que já existem”, afirmou o presidente da Famem.
O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral (PP), e o prefeito de Porto Franco, Deoclídes Macedo (PDT), também expressaram satisfação com o evento. Ambos enfatizaram a importância de unir forças com o Governo Federal para superar os desafios enfrentados pelos municípios, sobretudo em áreas prioritárias como saúde, educação e infraestrutura.
O governador Carlos Brandão reforçou o alinhamento entre o Governo Estadual e as prefeituras maranhenses, destacando que o fortalecimento dessa parceria com o Governo Federal trará mais investimentos e melhorias diretas para a população do estado.
Com uma gestão municipalista consolidada no Maranhão e o apoio do Governo Federal, os prefeitos maranhenses retornaram do encontro confiantes de que a colaboração tripartite entre municípios, estado e União trará avanços significativos para suas localidades.