O Governo do Maranhão realizará, a partir do mês de agosto, cirurgias noturnas no Hospital da Ilha. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) integra as ações do programa “Cirurgias – Aqui a Fila Anda”, anunciado pelo governador Carlos Brandão para acelerar os procedimentos eletivos na rede estadual de saúde. As primeiras cirurgias no terceiro turno acontecerão nesta terça-feira (20) e quarta-feira (21), a partir das 19h.
“A partir deste mês de agosto, o Hospital da Ilha vai realizar cirurgias noturnas! A ação faz parte do programa Cirurgias – Aqui a Fila Anda, para agilizar os procedimentos gerais e cirurgias ginecológicas, reduzindo a espera dos pacientes. Só no período noturno, serão realizadas 200 cirurgias até o fim do ano, sem contar as que já são feitas normalmente durante o dia, proporcionando mais saúde com dignidade e agilidade aos maranhenses”, anunciou o governador Carlos Brandão.
Lembrando que as primeiras cirurgias no período noturno começam nesta terça-feira (20), a partir das 19h e, a cada ação, 15 pacientes serão contemplados. Até o fim do ano 200 cirurgias serão realizadas, reduzindo a espera desses pacientes por procedimentos gerais e cirurgias ginecológicas.
“Ainda temos uma demanda que resultou dos procedimentos represados durante a pandemia e os serviços noturnos na unidade é um investimento que a gestão está realizando para intensificar as ações do programa Cirurgias – Aqui a Fila Anda. Estamos realizando mutirões, ampliando serviços e promovendo ações que intensifiquem a realização dos procedimentos na rede estadual de saúde. Assim, o que queremos é que os maranhenses tenham maior qualidade de vida, reduzindo a espera desses pacientes”, explica o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O programa “Cirurgias – Aqui a Fila Anda” conta com outras ações. Em andamento, também estão os procedimentos em otorrinolaringologia para crianças no Hospital Dr. Juvêncio Mattos; os procedimentos de angioplastia no Hospital Dr. Carlos Macieira; e as cirurgias oncológicas no Hospital de Câncer do Maranhão, além de mutirões em unidades da rede estadual de saúde.
Unidade
O Hospital da Ilha recebe pacientes encaminhados para atendimentos especializados de média e alta complexidade. A unidade conta com 163 leitos de enfermaria, 30 de UTI e oferece assistência nas áreas de ortopedia, bucomaxilar, neurocirurgia, cirurgia geral, gastrohepatologia, mastologia e de cabeça e pescoço.