O secretário da Segurança Pública do Maranhão, Maurício Ribeiro Martins, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado com o título de Cidadão Maranhense, durante sessão solene na tarde dessa última quarta-feira (10), no Plenário Nagib Haickel.

O título de Cidadão Maranhense foi uma proposição do deputado Roberto Costa e teve aprovação unânime do parlamento, demonstrando o prestígio que o secretário tem entre os deputados em razão de seus serviços prestados em prol da segurança pública.

O deputado Roberto Costa frisou a trajetória de serviços prestados por Maurício Martins ao Maranhão. “O trabalho desenvolvido por Maurício Martins na esfera pública é sempre pautado na proteção da sociedade maranhense. Por onde passou, construiu confiança e respeito. Esta é uma homenagem da Assembleia Legislativa, por meio de seus 42 deputados, e também do povo do Maranhão, a quem tem feito um trabalho reconhecido nacionalmente, levando tranquilidade à sociedade”, asseverou o deputado Roberto Costa.

A sessão solene, conduzida pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale, lotou o plenário de autoridades, amigos e familiares, inclusive do estado do Piauí, onde Maurício Ribeiro Martins nasceu, além de agentes das forças de segurança. Durante a ocasião, o secretário se mostrou emocionado com tamanho reconhecimento.

Em seu discurso, gratidão foi palavra de destaque. Ele ressaltou que o título de Cidadão Maranhense vem para coroar o sentimento que ele já nutre desde que chegou ao estado, há quase três décadas e também aproveitou para falar dos recentes avanços na segurança pública obtidos durante sua gestão à frente da pasta.

“No meu coração, eu já havia me tornado maranhense. Portanto, representa muito este título, que me reconhece como Cidadão Maranhense”, asseverou Maurício Martins. “Se antes eu já trabalhava muito, tenham a certeza de que me empenharei para contribuir ainda mais com a segurança pública e a qualidade de vida da população maranhense”.

Trajetória – Maurício Ribeiro Martins está à frente da Secretaria da Segurança Pública desde abril de 2023, quando foi convidado pelo governador Carlos Brandão. Desde então, vem conquistando resultados significativos na redução da criminalidade no Maranhão, tornando o estado uma referência nacional em segurança pública.

Maurício começou sua carreira no Maranhão em 1996 como escrivão na 5ª Vara da Fazenda Pública em São Luís. Aos 27 anos, tornou-se delegado da Polícia Civil após ser aprovado em concurso público. Atuou em diversas delegacias no interior e na capital, além de ocupar posições de destaque no Tribunal de Justiça do Maranhão, na Corregedoria Estadual de Polícia Civil, como chefe da Polinter e diretor da Academia de Polícia Civil do Maranhão (Acadepol).

Nascido em Floriano, no Piauí, Maurício passou a infância e adolescência em Cristino Castro. Mudou-se para Teresina e depois para Fortaleza, onde cursou direito.