SÉTIMA ARTE! ‘Toda Mulher’: aborda Festival Guarnicê e a presença feminina em espaços de poder

Entrevistada foi a professora Zefinha Bentivi, pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA e que há cinco anos está à frente do Festival Guarnicê de Cinema.

‘Toda Mulher’ aborda Festival Guarnicê e a presença feminina em espaços de poder

A professora Zefinha Bentivi conversou com a jornalista Márcia Carvalho.

Assista a íntegra da entrevista

A presença das mulheres em espaços de poder foi um dos temas abordados pelo programa ‘Toda Mulher’, exibido na  última quarta-feira (5), pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). Para falar deste tema, a entrevistada foi a professora e pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão, Zefinha Bentivi, que também está à frente do Festival Guarnicê de Cinema, um dos mais antigos do Brasil.

Durante sua entrevista, a professora destacou a luta das mulheres para ocupar espaços nas esferas públicas, os desafios enfrentados por ela ao longo da carreira e, ainda, a necessidade de continuar a caminhada rumo à igualdade de gênero.

“São muitos os desafios que enfrentamos para ocuparmos espaços de poder, é um processo ideológico e cultural, uma luta constante por igualdade e por espaço. E é um orgulho saber que gente trilha um caminho que pode ser exemplo para outras mulheres e meninas chegarem a espaços que, até bem pouco tempo, não eram espaços possíveis para as mulheres”, destacou Zefinha Bentivi.

À frente do Festival Guarnicê de Cinema há cinco anos, a professora também falou sobre o evento que, este ano, terá sua 47ª edição. Marcado para ocorrer de 7 a 14 de junho, o festival traz como tema “Na Trama do Tempo’’ e se propõe a pensar o futuro do audiovisual, sem esquecer a memória e a tradição do cinema brasileiro.

“A cada ano que passa, temos feito um Guarnicê novo, mas sem esquecer que o festival não é recente, tem mais de 40 anos de existência, então, vamos conservando aquilo que é importante, mas também vamos ampliando. Hoje, o Guarnicê não é somente da Universidade Federal do Maranhão ou do estado, é do mundo”, ressaltou Zefinha Bentivi, relembrando que, na edição do ano passado, as produções alcançaram 52 países.

Este ano, o festival exibirá cerca de 200 produções, entre filmes de longa e curta duração, videoclipes e jogos digitais. Além de exibições, o festival promove ações formativas como oficinas, palestras e cursos.

O programa ‘Toda Mulher’ é apresentado pela jornalista Márcia Carvalho e exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *