Alguns alimentos podem auxiliar nesse processo, que é essencial para manter a saúde física e mental em dia. De acordo com um estudo recente publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine, manter uma dieta equilibrada com alimentos ricos em nutrientes específicos pode melhorar significativamente a qualidade do sono. Os pesquisadores descobriram que indivíduos que consumiram mais triptofano e magnésio tiveram uma melhor qualidade de sono. A nutricionista Paula Talita, do Grupo Mateus, explica que consumir alimentos ricos em ômega-3, triptofano e magnésio pode ajudar a melhorar a qualidade do sono.
Mas onde encontrar esses nutrientes? “Na linhaça, chia, sardinhas e atum você encontra o ômega-3, que ajuda a regular a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono,” explica a nutricionista Paula Talita, do Grupo Mateus.
Já os alimentos ricos em triptofano, como tomate, aveia, mel, amêndoas e queijo, são essenciais para a produção de serotonina e melatonina, promovendo um sono mais reparador. “Além disso, alimentos ricos em magnésio, como feijão, espinafre e banana, ajudam a relaxar os músculos e os nervos, contribuindo para uma noite de sono mais tranquila”, enumera. E conclui: “Nas horas antes de dormir, dê preferência a alimentos leves, como carnes magras, vegetais folhosos e cereais integrais, além de chás relaxantes”.
Diego Emir.