Ao lado de Macron, Chefe de Estado brasileiro está em Paris para negociar acordo entre Mercosul e UE e tratar da COP3…
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/w/Y/4uqs39QDKZ42fmahcOdQ/gsmgmakwqaaj852.jpeg)
Lula também afirmou querer fechar o acordo entre Mercosul e o União Européia nos próximos seis meses. O brasileiro assumirá a presidência do bloco sul-americano este mês e dissse querer finalizar as negociações durante o seu período de seis semeses no cargo.
— Eu assumirei a presidência do Mercosul no próximo dia 6 e, ao assumir a presidência, o mandato é de seis meses. Eu quero lhe comunicar que não deixaria a presidência do Mercosul sem concluir o acordo com a União Europeia. Portanto, meu caro, abra o seu coração para a possibilidade de fazer esse acordo — disse Lula, em Paris.
Macron respondeu que o acordo traz risco para os agricultores franceses
— França defende o comércio livre e justo, então somos favoráveis à negociação desses acordos. Esse acordo no momento estratégico é bom para muitos setores, mas traz risco para agricultores de países europeus — afirmou.
Na sequência, acrescentou que há diferenças são sobre as normas do uso de agrotóxico.
— Há diferença grande de normas ainda (sobre agrotóxicos). Devemos melhorar para que haja cláusulas de garantias. Precisamos respeitar a coerência das nossas ambições, de defesa do clima. Precisamos melhorar esse texto. Podemos fazer isso…