Governador tem questionado os gestores municipais que são recebidos no Palácio dos Leões sobre temas relacionados às possíveis candidaturas nas eleições de 2026.
BY: MARCO AURÉLIO D’EÇA.

Exclusivo
O governador Carlos Brandão (PSB) decidiu incluir uma nova pergunta nas conversas reservadas que tem mantido regularmente com prefeitos no Palácio dos Leões; ele agora quer saber, também, se terá apoio dos gestores em caso de candidatura ao Senado.
- as reuniões com os prefeitos já foram tratadas neste blog Marco Aurélio d’Eça;
- a última delas aconteceu semana passada, quando ele incluiu a nova pergunta.
“Se eu me candidatar a senador, tenho a garantia do seu apoio?!?”, questiona o governador, segundo apurou este blog Marco Aurélio d’Eça; a informação foi confirmada por pelo menos quatro dos 11 prefeitos presentes na reunião da quarta-feira, 2.
Neste dia, Brandão recebeu Bruno Silva (Coelho Neto), Henrique Guerra (Penalva), Simplesmente Maria (Arari), Gilson Guerreiro (Grajaú), Gentil Neto (Caxias), Fábio Holanda (João Lisboa), Enoque Mota (Pastos Bons), Raimundinho da Audiolar (P. Dutra), Emanuel Ricardo (Tufilândia), Kleber Tratorzão (São Domingos do MA) e Alex Almeida (Lago Verde). (Veja vídeo abaixo)
Na verdade, há dois momentos na relação de Brandão com os prefeitos: um antes do carnaval e outro depois do carnaval, quando o governador começou a acertar os ponteiros com os chamados dinistas.
Naquela época, até fevereiro, as perguntas aos prefeitos eram:
- 1 – “se por acaso houver rompimento, de qual lado você fica?!?”;
- 2 – “qual o seu candidato a senador, deputado federal e estadual?!?”;
- 3 – “existe possibilidade você apoiar alguém indicado pelo Palácio ?!?”.
Os prefeitos são chamados ao Palácio dos Leões para a conversa com o governador sobre obras e serviços nos municípios.
Na primeira parte ele conversa na sala de reunião, geralmente com a presença dos secretários Sebastião Madeira, da Casa Civil, Luiz Fernando Silva, de Assuntos Estratégicos, Rubens Pereira, de Articulação Política e, eventualmente, Júnior Viana e Orleans Brandão.
Em seguida, o governador chama o prefeito para uma sala reservada, onde poucos dos auxiliares têm acesso; e é lá que ele faz as perguntas.
Que agora inclui, também, a nova, sobre sua candidatura ao Senado…